segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CARACTERÍSTICAS DA AMIZADE NO CASAMENTO






Dia 19/12/2009 completei dois anos de casado. Dedico esta parte do blog à minha amada esposa Camila. Quando pensava que já tínhamos uma tremenda unidade, ela se mostrou incansável. Com suas palavras doces, seu sorriso lindo e estando muitas vezes em silêncio ao meu lado me ajudou a suportar todas as adversidades. Lembro de quando ela cantava pra mim. Ainda canta! Lindamente! Também tenho tido a oportunidade de conjugar com Camila o ministério que Deus nos deu. Espero com este texto abençoar os leitores nas suas vidas conjugais. Foi a palavra que Deus me deu num evento de células de casais.

Vejamos as características de amizade no casamento observando no casamento de Elcana e Ana no livro de I Samuel:



· AMOR

“Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.” 1 Samuel 1:5

Tomando exemplo do casal Elcana e Ana havia uma forte aliança de amor. Pro casal deve importar o casamento acima de qualquer outra coisa ou pessoa. Sua esposa sua melhor amiga. Seu marido seu melhor amigo. Os filhos casam o casamento continua.Não se casa para ter filhos. Filhos são resultado. Depois eles vão para suas famílias.


“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” 1 Samuel 1:8

Um marido que faz declarações de amor. Elas precisam disso!



· COMPREENSÃO E COMUNICAÇÃO


“Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre”.

E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.

E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança."

1 Samuel 1:24 a 26



O cônjuge amigo entende os compromissos assumidos diante de Deus porque esses compromissos não ficaram escondidos. O casal precisa comunicar. Existem 3 níveis de comunicação.

1º falamos de coisas e pessoas

2º falamos de fatos e acontecimentos

3º falamos de nós mesmos

MUITOS NUNCA CHEGAM AO NÍVEL DE COMUNICAÇÃO 3.

Elcana sabia da tristeza da mulher. O Homem tem que levantar a auto-estima da mulher sempre. Conhecer o que ela sente. Não dizer que o que ela sente é bobagem.


· AMIZADE COM DEUS

O maior nível de amigo é Jesus Cristo. Ana deu honra a Deus.

“Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.” (1 Samuel 2: 21)

“Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.”(1 Samuel 2:29 e 31)

O casal não pode ter vergonha de adorar na frente um do outro, de levantar as mãos de orar em línguas.
Creio que se presentes estas três coisas: amor, comunicação e amizade com Deus então se pode construir uma sólida amizade entre marido e mulher.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CONFRONTANDO A RELIGIOSIDADE – Observando os fariseus

RELIGIOSIDADE MAIOR INIMIGA DO EVANGELISMO

MATEUS 23:13 e 15

“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito [CONVERTIDO]; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”


São palavras de Jesus. Um evangelismo para um sistema religioso fecha a porta do Reino. Há religiosos nos nossos dias que não entram no Reino, nem deixam outros entrarem.
CARACTERÍSTICAS DOS FARISEUS:
PRÁTICAS DIFERENTES DO DISCURSO

MATEUS 23:2 e 3

"Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;"



PRÁTICAS RELIGIOSAS COM INTENÇÃO DE PROMOÇÃO PESSOAL

A religião tem como propósito fazer com que o indivíduo cresça porque consegue seguir certos ritos difíceis. A religião promove o indivíduo enquanto que a Justiça de Deus consiste em que nós humanamente não conseguiríamos fazer nada de bom. A religião significa o ser humano "fazendo" e ele mesmo recebendo a Glória, e a Justiça de Deus é CRISTO fazendo em mim e ELE recebendo a Glória pelos meus atos de justiça.


MATEUS 23: 5

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,

MATEUS 6:2

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão

MATEUS 6:5

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão

MATEUS 6:16

E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

A religiosidade é a razão pela qual muitas pessoas frequentam às congregações sem nunca terem nascido de novo. Mudam por fora, mas não se apartam da iniquidade por dentro. O verdadeiro evangelismo prega o verdadeiro evangelho e o verdadeiro evangelho confronta nossas intenções do coração!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CONFRONTANDO A RELIGIOSIDADE

Hoje vou começar um estudo em duas partes confrontando a religiosidade. Ela é a maior inimiga do evangelho. Nos tempos de Jesus foram as elites religiosas que perseguiram a Igreja. Ainda hoje é ela que persegue Cristo em nós. A religiosidade em nós persegue a vida de Cristo em nós.

Veja essa história:
Certa vez um homem foi almoçar na casa de uma senhora chamada Joana. Reparou que ela preparava um peixe assado delicioso porém não assava o peixe inteiro. Ela sempre tirava a cabeça e o rabo do peixe. O homem então perguntou:

- Por que a senhora não aproveita o peixe inteiro?

Ela logo respondeu:

- Não sei, minha mãe sempre fez assim. Eu aprendi assim. Sempre fiz assim!

Numa ocasião este homem teve oportunidade de conhecer a mãe de Joana e lhe perguntou:

- Sua filha assa o peixe sem a cabeça e o rabo e disse que aprendeu com a senhora. Por que a senhora não aproveita o peixe inteiro?

Ela logo respondeu:

- Não sei, minha mãe sempre fez assim. Eu aprendi assim. Sempre fiz assim!

Numa outra ocasião este homem teve oportunidade de conhecer a mãe da mãe de Joana e lhe perguntou:

- - Sua neta assou um peixe pra mim. Ela jogou fora a cabeça e o rabo do peixe. Perguntei porque ela fazia assim. Ela me respondeu que aprendera com a mãe que disse ter aprendido com a senhora. Afinal, por que a senhora não aproveita o peixe inteiro?

Ela disse:

- Por que meu fogão é pequeno e não cabe o peixe inteiro.

RELIGIÃO É QUANDO PERDEMOS O SENTIDO DAS COISAS QUE FAZEMOS.

Podemos ter começado algo bem, mas termos continuado em religiosidade. Coisas simples como orar, ler a bíblia e ofertar podem ser feitas mecanicamente.

As vezes gerações passam-se repetindo ações religiosamente sem saber por que estão agindo daquela forma.

Vamos refletir! Pensamos sempre que religioso é o outro. Hoje precisamos muitas vezes evangelizar as pessoas que estão dentro das congregações porque sua confissão é vazia de prática.

Passei um tempo analisando alguns comportamentos do principal grupo religioso dos tempos de Jesus, os fariseus. Estudaremos mais adiante como pode haver farisaísmo em nossos dias comprometendo a pureza do EVANGELHO DO REINO. Ainda há fariseus em redor, ainda pode haver farisaísmo em nós!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PRA ESSE EU FIZ A DIFERENÇA

Dizem que certo velho sábio estava andando na areia da praia depois de uma noite de mar em ressaca. A areia estava cheia de estrelas-do-mar. Essas criaturas tão pequenas estavam sendo recolhidas pelo velho sábio que enquanto caminhava pegava cada uma delas e devolvia para o mar.


Um jovem vendo disse:


- O senhor realmente acredita que catando uma por uma vai conseguir devolver todas para o mar?


O Sábio respondeu segurando uma estrela em sua mão e logo continuando seu trabalho de lançá-las de volta:


- Todas não conseguirei! Mas para esta aqui EU FIZ A DIFERENÇA!


Tenho desejo de salvar o maior número possível de vidas, mesmo sabendo que não será possível que todos se salvem. Quero que a história de alguém seja diferente.

Pense e pratique estas palavras!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CONSERTANDO O MUNDO







Certa vez um homem estava ocupado em seus trabalhos e seu filho o chamava para brincar. Querendo distrair o menino, o pai recortou um mapa-múndi e improvisou um quebra-cabeça bem complicado, afinal quem saberia montar exatamente os lugares das nações no planeta?

Certo de que uma criança demoraria bastante disse:

- Filho, conserte o mundo pro papai! Só volte quando terminar!

Não se passaram nem 5 minutos e o menino o chamou dizendo:

- Veja papai! Consertei o mundo!

- Como você fez isso? – perguntou espantado ao ver que todos os países estavam corretamente colocados.

- Eu achei complicado consertar o mundo, mas quando virei uma das peças vi que era um pé de um homem e virei a outra peça e era uma mão. Percebi que atrás dos países formava o corpo humano. Como não sabia consertar o mundo, consertei o homem que eu sabia como. Depois de montar o homem virei e vi que tinha consertado o mundo.


Decidi ser alguém que conserta vidas. Uma vida ,só uma, é muito importante! A história de cada uma que poderia ser diferente se não tivessem conhecido Jesus me emociona.

Ainda neste ano conserte um homem, você terá consertado um mundo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ESTIVE EM SEU BAIRRO


Hoje vou escrever sobre o dia 07/09 onde desenvolvemos o "ESTIVE EM SEU BAIRRO" estratégia que é o desdobramento do "ESTIVE EM SUA CASA."

Pela manhã, sob um belo sol azul, a Igreja foi caminhando pelas ruas de Vila do Céu com suas bicicletas enfeitadas. Esse tipo de passeio já havia sido feito na Santa Convocação em fevereiro. Houve paradas estratégicas na creche, na escola, praça, mercado e associação de moradores onde os discípulos fizeram declarações sobre a terra e convidaram os moradores para Tarde Social na Praça do bairro e para o Show à noite na Rua Renato Vasconcelos.

Às 15h a praça do bairro foi tomada por crianças que brincaram, comeram algodão doce e ganharam balões. Ainda aprenderam a escovar os dentes no stand do Consultório Dentário, onde foram distribuídos kit’s com escova e pasta de dente.Houve também o corte de cabelo e a tenda “Saúde e Qualidade de Vida” onde os moradores fizeram exames de glicose, pressão arterial e foram atendidos por nutricionista e fonoaudióloga.

À noite o show foi aberto pelo “Arte na Lata” com os tambores e a Ev. Camila proclamando: Só o Senhor é Deus. O presbitério do MATF ministrou junto orando por cura, salvação, pela juventude, crianças e casamentos em Vila do Céu. Houve até mesmo um homem que se entregou a Cristo dizendo “Existe mesmo essa libertação? Ajudem-me!”

Uma nova estratégia marcou o show. Foi o grupo de pagode “Sal da Terra e Luz do Mundo”, como foi intitulado por Isaías, um de seus integrantes. Eles cantaram a verdadeira alegria que está em Cristo.

O grupo de teatro do MATF, o "Resposta" ministrou com as peças “Super-heróis” e “Lifehouse”, pregando a mensagem através da qual vidas se converteram.

Também o Ministério "Dançarte" ministrou danças como “Emanuel” e “Somente Deus”, que foi marcante mostrando uma vida desesperada encontrando sua única saída em Jesus. Inovou com uma apresentação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Como resultado, um surdo entregou a vida a Jesus e disse ter começado a ouvir algo. Depois de dançarem “A vitória da Cruz”, houve a declamação de um poema feito por Cátia, uma das líderes de mulheres do MATF e minha sogra (ainda vou publicar o poema).

No encerramento, o Apóstolo Renan compartilhou a visão como de um vento que passava pelas casas, como na cena da morte dos primogênitos no filme “O Príncipe do Egito”. Só que diferente do filme não era trazendo morte, mas sim vida para as casas e famílias.

O MATF entende que o “Estive em Seu Bairro” foi um Impacto não somente para as vidas que se converteram, mas para as estruturas espirituais do local e crê que a diferença será sentida nas próximas saídas do projeto “Estive em Sua Casa”, que continua visitando as famílias de Vila do Céu.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mas afinal o que é amizade?

Ainda vou escrever a postagem falando sobre como foi o impacto evangelístico em Vila do Céu e como seus efeitos nos tocam hoje.
Mas hoje queria escrever em agradecimento aqueles que tornaram o dia 06/12 um dia emocianante para mim: meus amigos.
Ontém completei 25 anos e separei pra hoje um texto do site http://www.apostolicoprofetico.com.br/noticia.asp?id=142 que considero belíssimo falando de amizade.

Dedico a vocês meus irmãos amados que ultrapassaram a borda... (leia o texto e vão entender)

"Vejamos primeiro a correspondência entre amizade e amor.
O amor, de maneira genérica, é necessário em todos os relacionamentos humanos. Por exemplo, para haver relacionamento entre pai e filho é necessária uma quantia de amor; entre um irmão e outro também; o mesmo acontece (embora de maneira diferente) entre professor e aluno, entre chefe e subordinado, enfim, qualquer relacionamento requer uma quantia mínima do que podemos chamar de "amor".
Mas para esse relacionamento existir não significa que a amizade também exista nele. Pai e filho podem se relacionar bem sem serem necessariamente amigos. O mesmo acontece entre um irmão e outro, entre professor e aluno, e até mesmo entre marido e esposa (isso é verdade, porque não é tão difícil assim imaginar um casal em que os cônjuges não sejam amigos um do outro, mesmo que eu rejeite pessoalmente essa ideia...).
Quando é que existe, então a amizade? A amizade existe quando a quantia de amor em um relacionamento cresce além do limite necessário para a existência desse relacionamento. No caso do pai e do filho que se tornam amigos, o amor entre eles cresceu de tal forma, que mesmo que não fossem pai e filho, eles teriam uma relação de amizade. Como efeito disso, não há mais a barreira da hierarquia entre eles, mas agora os dois se consideram como iguais, porque se tornaram amigos. A mesma coisa se pode dizer do professor e do aluno que se tornam amigos, e por aí vai...
Foi isso o que aconteceu com Abraão e Deus. Abraão era um homem e Deus era Deus. Eles tinham um relacionamento normal entre Deus e adorador. Mas um dia Deus chamou Abraão, e a comunhão entre eles foi aumentando, e também se estreitando. Com o passar dos anos, Abraão tinha plena liberdade em conversar com Deus, e Deus tinha na terra um confidente de Seus pensamentos e sentimentos. A ponto de Deus dizer: "Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?" Nesse ponto, podemos dizer que Abraão se tornou de fato um amigo de Deus. No relacionamento deles, havia tanto amor que não se dava mais ênfase à hierarquia. Deus não considerava Abraão como um mero adorador, mas como um amigo, alguém tão próximo! Lá (na Bíblia) também é dito que Deus conversava com Abraão como qualquer pessoa conversa com seu amigo. Isso foi o que entendi do texto do irmão Watchman Nee.
Esse é (pelo que eu entendo) o verdadeiro significado da amizade. É o excedente do amor, é o que ultrapassou a borda, o que extravasou dele.
(...)
Isso é muito diferente da idéia geral que temos de amizade, mas acho que a idéia colocada pelo irmão Watchman Nee se aproxima bastante do que Deus pensa a respeito do assunto."

Amo vocês!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quem é o seu próximo?



E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Lucas 10:25-36



È impressionante a capacidade que temos de nos sentar do lado de pessoas e elas nunca serem próximas. A proximidade, de acordo com Jesus, não está na localização física mas no mover-se de compaixão. Essa parábola foi contada para nos ensinar que o próximo é quem socorre. Quem é misericordioso é sempre próximo ainda que não esteja no mesmo local. Quantos de nós já fomos esquecidos por pessoas que estavam tão perto mas lembrados por quem estava até distante fisicamente. A MISERICÓRDIA MOVE DISTANCIAS PORQUE NÃO SE LOCALIZA NO EXTERIOR MAS NO INTERIOR, É ÍNTIMA.

Hoje muitos conhecem bastante sobre pregar mas pouco sobre cuidar de vidas. Este texto fala que o samaritano cuidou dele. Entendo este samaritano com uma figura de Jesus que confiou o homem à hospedaria (Igreja) e espera que ela tenha o mesmo cuidado com as vidas que ele teve  e irá recompensá-la por isso.

Houve um tempo que perguntava aos meninos que frequentavam minha célula qual integrante havia faltado. Eles no princípio responderam com um “NÃO SEI”. Logo perguntei: “Vocês imaginam que eu saiba?” e de fato sabia. Eles diziam que eu sabia porque era o líder. Então ensinei que se eles desejavam ser líderes deveriam saber os telefones uns dos outros, saber como cada um tem passado etc.

Cada um de nós dará contas a Deus pessoalmente pelo que fizemos com nosso chamado com Igreja. Na mentalidade de muitos, o pastor será cobrado, ou o líder vai prestar contas. Pensam que são membros de igreja, dão suas contribuições financeiras e quem deve socorrer a todos é o super-pastor. Mas cada um de nós vai prestar contas do que fizemos e do que não fizemos.

E você tem sido próximo?

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CRESCER E FAZER CRESCER

Fui impedido de postar neste final de semana mas hoje vou contar um pouco da experiência do final de semana passado.

Sábado no batismo do MATF eu conversei com o Marcinho, nosso irmão aqui da congregação. Ele me contou que na infância alguém lhe disse para não ficar jogando bola sempre com os mesmos. Se quisesse aprender tinha que jogar com quem jogasse mais que ele.

Pensei então sobre a necessidade de “jogarmos”, ou seja, reconhecermos quem possui um dom especial para nos acrescentar e andarmos com ele. Se desejamos atuar eficazmente no ministério temos que, como disse uma vez o apóstolo Renan: “saber dosar o crescer e o fazer crescer.”

É possível que estejamos buscando o crescimento procurando aqueles que “jogam” mais e não discipulando, ou o contrário, discipulando mais não andando com referenciais para nosso crescimento.

Então a posição que precisamos buscar é o equilíbrio entre o crescer e o fazer crescer! Essa é nossa missão!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PRATICANDO A HOSPITALIDADE




“E no dia imediato chegaram a Cesárea. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos”. (ATOS 10:24)

No princípio das células no MATF tinha a impressão que os cristãos locais não tinham costume de receber pessoas em estranhas em suas casas. Hoje com as reuniões nas casas esse costume de receber pessoas, relacionar-se mais facilmente, ser hospitaleiro tem sido cultivado. Há dias nos quais chego a sentir falta quando não estamos reunidos uns com os outros.
Nas células fazemos reuniões informais. Chamamos de evento de colheita a reunião que tem um propósito bem definido: ganhar vidas para Jesus. Assim, estes eventos não serão para nos divertir, mas precisam ser pensados para serem como uma “isca” para que os incrédulos venham e sejam alcançados.
No texto bíblico acima lemos sobre Cornélio que é um exemplo para os anfitriões. Ele esperou Pedro e não esperou sozinho, pelo contrário, convidou seus amigos e parentes mais íntimos.
Devemos convidar os parentes, amigos que ainda não conhecem Jesus para nossas casas com o fim de ouvirem a Palavra. Para convidar é preciso ter a EXPECTATIVA que Cornélio tinha. Ele não esperou Pedro como alguém que fosse falar qualquer coisa. Ele esperava que Pedro trouxesse Deus para ele. Trouxesse aquilo que sempre esperou e não conhecia. A razão pela qual alguns de nós não convidamos ninguém talvez esteja em que não temos expectativa de nada.
Vamos desenvolver uma grande expectativa. E, na sua casa, vai acontecer o que aconteceu na casa de Cornélio:
“E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor”.(ATOS 10:44-48)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GANHANDO ATRAVÉS DE RELACIONAMENTOS- parte 2

TEXTO PRINCIPAL: GÊNESIS 4:1-14

Nesta passagem de Gênesis lemos a história da primeira família bem como a do primeiro assassinato de um homem. Quando Deus pergunta a Caim “Onde está o seu irmão?” (v.9), Deus está chamando um irmão a ter responsabilidade sobre o outro. O surpreendente é a resposta que Caim dá a Deus: “Não sei, acaso sou eu tutor [ama seca em algumas versões ou mãe-de-leite trazendo pros nossos dias] do meu irmão?”
Na verdade Deus pediu contas a Caim porque ele deveria sim saber do seu irmão. Hoje Deus pede contas a sua Igreja: “Onde estão os seus irmãos?” e muitos de nós respondemos talvez “NÃO SEI, isso não é responsabilidade minha!” Ou “Isso é com os pastores.”
Em Efésios 4:11 diz que Jesus estabeleceu também pastores na Igreja para que ele capacite os santos para a obra do ministério. Ou seja, são os cristãos que irão fazer a obra de pastorear uns aos outros.
Rick Joyner em seu livro “A Colheita” diz: “Até mesmo o pastor não é apenas chamado para guiar pessoas, mas para produzir na Igreja o Espírito do Pastor, que atua no sentido de que todos nos tornemos guardadores de nossos irmãos.”
Em Hebreus 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
Nestes últimos dias a Igreja não pode deixar de se congregar porque é através da congregação que somos pastoreados, animados, repreendidos encorajados não somente pelos cinco ministérios, mas uns pelos outros.
Vamos buscar aqueles que se afastaram tendo em nós o sentimento que são nossos irmãos. Muitos não precisam de versículos, de palavras mas de nosso relacionamento.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Compromisso





Temos ouvido nestes dias sobre CULTURA DO REINO. Sobre a necessidade de refletirmos se nossas práticas estão realmente alinhadas com o padrão bíblico de santidade.

Um dia eu também resolvi me questionar sobre a prática de relacionamento entre solteiros na Igreja, o chamado NAMORO. Então eu e Camila, hoje minha esposa, resolvemos renunciar ao modelo de namoro e estabelecer um compromisso até o casamento.

Creio que o compromisso é parte do estabelecimento de uma contra-cultura aos padrões deste mundo.

Quero aproveitar este espaço pra fazer pensar sobre este assunto, caso você nunca tenha pensado nisso dessa forma. Namoro faz parte daquelas práticas que consideramos tão pessoais e que ninguém poderia tocar. Permita-se questionar isso. Eu fui confrontado na minha maneira de viver, não que tivesse um relacionamento “que não poderia me aguentar”, mas porque queria mesmo ser radical. Conheci o compromisso através da Débora da INSEJEC que com seu estilo de vida nos ensina sobre santidade.

Deixo um fragmento do texto publicado no link:

http://www.agenciauva.com.br/?p=423

Por Emanuelle Bezerra . 6º período . Jornalismo Digital

“Felipe Mouta e Camila Campos se conhecem desde os 11 anos. Ele gosta dela desde os 14. Ela chegou a esnobá-lo um pouquinho mas quando fizeram 17 anos começaram a namorar. Namorar? Bem os dois dizem que namoraram sete meses como o convencional, mas, a partir daí, como tinham o desejo de casar virgem (isso mesmo, os dois!) preferiram pegar leve nos carinhos e se abstiveram até mesmo do beijo na boca no tempo que se seguiu. Foram três anos e cinco meses se olhando, se desejando e se guardando. Após quase cinco anos de relacionamento, aos 22 anos, eles se casaram, virgens, como tanto queriam.

O mais incrível é que eles não são uma aberração ou os únicos na face da terra. Felipe e Camila descobriram este novo jeito de se relacionar com uma amiga do casal, Débora Araújo, que mesmo sendo mais velha que Camila, ao se relacionar pela primeira vez com alguém, decidiu se manter virgem até o casamento e escolheu por não ter carinhos que pudessem a levar a “cair em tentação”. Débora tem 27 anos e pretende cumprir seu propósito de se manter pura até o casamento. Para isso ela está disposta a não beijar a pessoa com quem terá um compromisso para casar. São valores estranhos a muitos, mas que estão sendo difundidos em todo o mundo.

O site de notícias G1 publicou uma reportagem contando a história de um casal em Chicago que se beijou pela primeira vez no dia do casamento. Diziam que se viessem a se beijar, não iriam conseguir manter o voto que fizeram um ao outro e a Deus também. Para os adeptos do “compromisso”, ou de fazer a corte como nos tempos antigos, valorizar seus princípio - que na maioria das vezes estão ligados à religião - vem antes do prazer puramente carnal. O que importa não é a idade, mas a convicção."(...)

domingo, 22 de novembro de 2009

REFLETINDO SOBRE O OFÍCIO DE EVANGELISTA- PARTE 3

O MINISTÉRIO EVANGELÍSTICO MOVENDO-SE NO SOBRENATURAL

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

“E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém
para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi...” (ATOS 8:26, 27)
Filipe precisava de discernimento. Como saber que era um anjo de Deus, se estava tirando-o de uma obra tão bem sucedida em Samaria?
Depois ele ouviu o Espírito testificando em seu espírito.
“E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro”.(ATOS 8:29)
Todos queremos viver o sobrenatural, mas quantos estão dispostos a obedecer. Jesus operou seus principais milagres fora de Nazaré. Ele era um filho obediente. Queremos o respaldo do Pai com a pregação sobrenatural do evangelho, mas isso virá como resultado do nosso esforço em obedecer.
Filipe saiu de Samaria para o deserto a pé. Devia ser quente de manhã e frio à noite. Não sabemos quanto tempo levou.
Depois que encontrou o eunuco ainda teve que caminhar na areia para alcançá-lo.
“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou
o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto, e, indo passando, anunciava o Evangelho em todas as cidades, até que
chegou a Cesaréia”.(ATOS 8:39, 40)
Um dos momentos mais sobrenaturais da Bíblia é este. Um homem foi “tele-transportado”! Creio que Deus viu o esforço de Filipe obedecendo e indo ao deserto, depois correndo atrás da carruagem e pensou: “Se eu mandar ele ir andando ele vai mesmo, então eu vou poupar meu filho, vou levá-lo sobrenaturalmente”. Ou você acha que Deus levaria alguém que talvez não quisesse ir para onde Ele quisesse? Queremos viver o sobrenatural? Então nossas vontades devem ser submetidas à vontade do Pai.


Essas são algumas reflexões que tenho desenvolvido nestes dias, sobre o chamado deste ofício. Espero ter compartilhado e ajudado na sua edificação leitor.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

REFLETINDO SOBRE O OFÍCIO DE EVANGELISTA - PARTE 2

Nas nossas reflexões estávamos desfazendo alguns erros de entendimento sobre o ofício. Vamos continuar quebrando outros equívocos:

• O evangelista não ensina bem! Não sabe muito da Bíblia!
NÃO! Vamos ver o ministério de Filipe em Atos. Não temos dificuldade em chamá-lo de evangelista porque assim o chamaram em Atos 21:8.
(Atos 8:35) “Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus”.
Começou nesta escritura e passou por muitas outras escrituras. Como todo cristão, aqueles que tem a chamada devem amar a Palavra. Claro que o enfoque maior será Cristo. Os evangelistas precisam falar bem sobre Jesus. O mito de evangelista não saber da Bíblia vem do fato de muitos novos convertidos fluírem no evangelismo, nada contra isso se forem pastoreados. Não precisamos saber muita coisa pra começarmos a testemunhar. Com o que já vivemos, nosso testemunho de vida, podemos testemunhar, porém O CONHECIMENTO DA PALAVRA NÃO PODE SER DESPREZADO. Eu creio que a unção evangelística geralmente é a primeira que flui na vida de um novo convertido. O problema é pensarmos que só por ele ser eufórico e ativo no ministério ele já está maduro. Todos precisam crescer na Palavra.
• O evangelista tem dificuldade no trabalho secular porque é chamado para deixar tudo para a “obra missionária”.
Todo Cristão é um missionário no lugar onde Deus o plantou. Quantas vezes ouvi ministros reclamarem do trabalho e quando falam do ministério dizem: “O ministério é meu porto seguro!” Esse entendimento separa o trabalho do ministério, mas creio que neste tempo Deus tem levantado ministros no Mercado de trabalho. Meu trabalho deve ser o primeiro lugar do ministério evangelístico.

(II CORÍNTIOS 5)
(v. 18) E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da
reconciliação;
(v. 19) Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em a
palavra da reconciliação.
(v. 20) De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte
de Cristo que vos reconcilieis com Deus.
Deus roga por meio de nós para que as vidas do nosso trabalho secular se salvem. Uma dica para evangelismo no mercado é corrermos na velocidade deles. Filipe, em Atos 8, foi correndo na areia do deserto para poder conversar com o Eunuco. Um erro é parar a pessoa e dizer: “Posso te dar uma palavrinha?” Corra com ela. Seja o melhor no mercado e durante o trabalho efetue seu ministério.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

REFLETINDO SOBRE O OFÍCIO DE EVANGELISTA – PARTE 1

EFÉSIOS 4)
(v.11) “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
(v.12) com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.
(v.15)... seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo [INCLUI CRESCIMENTO NUMÉRICO] naquele que é a cabeça, Cristo,
(v.16) de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”
DESFAZENDO ENTENDIMENTOS ERRADOS SOBRE O MINISTÉRIO DO EVANGELISTA:
Evangelistas são somente para pregar o evangelho ao mundo, não tem nenhuma tarefa com a congregação!
NÃO! Todo cristão tem uma tarefa para com o mundo. O ofício de evangelista ativa o ministério evangelístico dos santos para o mundo. Ele não opera tudo sozinho. Será impossível pregarmos o evangelho para todas as nações, se só
os que têm ofício de evangelista o fizerem. Note que o verso 8 de Efésios 4 fala que Cristo deu dons, mas a palavra MINISTÉRIO se refere ao serviço dos santos. Conclusão: O dom ministerial de evangelista prepara os santos para o desempenho do ministério evangelístico de cada santo no corpo de Cristo.
Evangelistas trabalham sozinhos, não dá pra ficar esperando os outros se envolverem porque ninguém se interessa por este ministério se não tiver a “chamada”!
NÃO! Não devemos desistir de envolver todos os cristãos. Quando comecei os projetos evangelísticos, alguns me alertaram que não era pra eu desanimar se poucos comparecessem. Por todo lugar que eu vá sempre ouço os responsáveis por evangelismo dizendo que são poucos que se interessam pela área. Cheguei a aconselhar um líder dizendo que era até bom que a congregação dele não saísse porque estavam doentes, em pecado, frios e iam gerar filhos doentes porque é impossível que uma congregação sadia não se envolva na salvação dos perdidos.
Logo, entendo que precisamos também ser exortados pelos profetas, ensinados pelos mestres, etc. Tendo uma equipe curada será fácil ativá-los no evangelismo. Os ofícios devem operar juntos.
Toda pessoa precisa de paternidade e os evangelistas também. Em Efésios 4:7 diz que cada um recebeu uma medida.
O que todos os ministros precisam saber é que cada um recebeu UMA MEDIDA. Não recebemos tudo. Não podemos operar tudo. Eu preciso saber até onde eu posso estar e quando é tempo de outro ministério entrar. Um exemplo é do evangelista Filipe em Samaria. Ele pregou até o batismo de João depois saiu para uma nova missão que o Espírito tinha pra Ele. Os apóstolos vieram para completar a missão, que ele não havia dado continuidade, não por não saber fazer, mas porque atendeu a uma outra direção. Quantos ministros hoje são capazes de abrir mão de uma obra que está dando certo, no auge, para atender a uma pessoa no deserto e confiar que outro terá outra medida de Cristo para completar. Existem evangelistas na função de pastor. Por um tempo pode funcionar, mas chega a hora que a congregação vai precisar do ofício pastoral. Não se trata de uma unção maior ou menor, mas diferente. Volto a frisar: NINGUÉM RECEBEU TUDO, CADA UM NA SUA PARTE OPERA O CRESCIMENTO DO CORPO (Efésios 4:16). E todo evangelista deve ativar na congregação o CHAMADO DE TODOS OS CRISTÃOS.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

“Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo”. (Gálatas 4:1)
A Palavra de Deus é responsável pelo nosso desenvolvimento e crescimento espiritual. Assim como acontece com o alimento físico, se alguém não tem fome está doente, assim é com o espiritual. Quem não tem fome e não se alimenta espiritualmente está condenado a ser menino em Cristo para sempre. (Ler Efésios 4:14 e 15)
Devemos ouvir a Palavra independentemente de quem seja o ministro. Quem não ouve é menino e pode até ser herdeiro de Deus, mas não vai usufruir da Casa do Pai, pois de acordo com Gal 4:1 o bebê espiritual em nada difere do escravo. Existe um tempo para ser bebê – assim que nascemos, mas desistir de crescer para viver uma vida medíocre, ou para continuar sendo parte de um grupo é loucura. Não falo de quem é mesmo um recém-nascido, mas de quem já tendo tempo de ser mestre ainda é menino.
Precisamos compreender o valor da Palavra em nossas vidas:
- A Palavra de Deus criou o mundo (Gn. 1:1)
- Jesus foi chamado de Palavra. Ele é a própria Palavra (João 1:1)
- A Palavra nunca volta vazia (Isaías 55:11)
- A Palavra de Deus tem um valor para vida do jovem (Salmo 119: 9)
- A Palavra serve para resistir a tentação (Salmo 119:11 e Mateus 4).
Jesus não venceu as tentações porque era o Filho de Deus, mas sim porque como homem conheceu a Palavra de Deus. Aos 12 anos ensinava a Palavra no meio dos mestres (Lucas 2:47 e 48). Ele resistiu com a Palavra porque era disso que alimentava seu espírito – não só de pão viverá o homem, mas da Palavra. A carne com certeza viverá de pão, mas Jesus diz que o homem interior, o espírito precisa da Palavra. Se você medita na Palavra (se alimenta dela) manterá puro seu caminho, mesmo sendo jovem como Jesus um dia foi.
Na parábola do semeador (Mateus 13 – ler), Jesus ensina que o diabo não está interessado em roubar bens ou dinheiro ou coisas materiais. Ele quer tirar a Palavra (semente) de você. O versículo 15 nos apresenta uma realidade muito triste ao falar de um povo que, embora esteja sempre ouvindo, não entende, não se converte e não é curado.
Em Oséias 4:6 o Senhor declara: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento”. Não deixe o diabo roubar aquilo que de mais precioso o Senhor tem lhe dado – Sua Palavra!

Crescer espiritualmente tem de ser sua prioridade!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SOMOS A JUSTIÇA DE DEUS

“Aquele que não conheceu pecado [Cristo], ele [Deus Pai] o fez pecado por nós; para que, nele [em Cristo], fôssemos feitos justiça de Deus”. (II Coríntios 5:21)
Neste texto vemos duas coisas : Deus retirou o pecado que havia em mim e colocou sobre Jesus. Não apenas isso, mas da mesma Justiça que estava sobre Jesus colocou sobre mim. Isto é verdadeiramente substituição. Deus me vê como via a Jesus. Ouve as minhas orações como se fossem as de Jesus no sentido de justificação. Sou justo como Jesus era justo.
Certo dia uma pessoa me disse com lágrimas nos olhos: "Que raiva! Se eu pudesse voltar no tempo eu não teria feito o que fiz, mas agora já era". Meu coração se encheu de compaixão por pensar que muitos irmãos, como este, mesmo sendo convertidos e decididos contra o pecado, já andando em santidade, ainda acham que no fundo nunca serão tão santos quanto aqueles que nunca foram para o mundo. Se sentem “pecadores perdoados” e sempre carregam rótulos de "ex-isso" ou "ex-aquilo". Então me lancei a estudar o que a palavra fala sobre a nossa nova vida em Cristo.
Cristo, na nova vida, não nos chama de “pecadores perdoados”. Isso seria a mesma coisa que dizer que existe um "sujo limpo". Ou se é pecador ou se é perdoado e não precisamos carregar o rótulo do que já fomos.
"Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Romanos 5:6-9)
O pecado é um acidente na nova vida. Deus nos chama de justificados e não de pecadores. Faça esta declaração:
Justiça de Deus é a condição de estar diante de Deus sem culpa, medo ou condenação, chamando Deus de Pai como se o pecado nunca tivesse acontecido.
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1)
Pense nessas coisas. Viva a verdade da Justificação e leve outros a essa condição!

domingo, 15 de novembro de 2009

GANHANDO VIDAS ATRAVÉS DE RELACIONAMENTO

“Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós”. (I TESSALONICENSES 2:8)

O apóstolo Paulo, neste texto, mostra que desejava não apenas passar o evangelho, mas também a sua própria vida para seus discípulos. Falar de Cristo é uma transmissão da sua maneira de viver como cristão. Para ganharmos vidas precisamos ser próximos dos pecadores e, ao mesmo tempo, diferentes nas práticas. Precisamos nos relacionar.

A mulher Samaritana de João capítulo 4 também é um exemplo de que evangelismo é uma transmissão de vida. Ela é uma figura de quem nós éramos: pecadores. No entanto, nosso anseio era só saber de uma coisa: como adorar. Assim os pecadores estão: famintos para conhecer o PAI. Jesus não precisou pregar um texto complicado. Ele só pediu para ela lhe dar água, ignorando o preconceito.

A Igreja precisa ser ensinada a se relacionar e convidar pessoas que todos tratam com preconceito. Não será uma pregação, mas simples gestos como pedir um copo d’água, almoçar junto, etc, que serão úteis para desenvolvermos relacionamentos com as pessoas e, assim, tocarmos em suas necessidades mais profundas.

Outro exemplo de evangelismo de relacionamentos foi Zaqueu que foi impactado pelo fato de Jesus desejar estar em sua casa. Não houve pregação, só relacionamento.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. (Lucas 19:5)

Veio salvação àquela casa. A santidade de Jesus fez Zaqueu se arrepender dos seus pecados. Ainda hoje é assim. Se um filho de Deus, santo, se aproxima de um pecador e mostra interesse pela sua vida, automaticamente ele é constrangido pelos seus pecados.

Da mesma maneira como Jesus operou como evangelista nestes dois exemplos, devemos nos manifestar também.

“Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo”.(João 17:18)

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. (João 1:14)

Jesus foi enviado em carne. Assim ele nos envia para que não sejamos frios, artificiais, mas nos manifestemos em carne, como seres humanos que amam as pessoas no mundo.

Aproxime-se do perdido se deseja alcançá-lo!

sábado, 14 de novembro de 2009

AS SANDÁLIAS DO EVANGELHO DA PAZ




“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, (...) mantenham-se firmes (...) calçados os pés na preparação do evangelho da paz; (Efésios 6: 11-15)

Poucos sabem, mas é no dia mau que experimentamos as maiores lições que nos deixam firmes, inabaláveis. Paulo escreveu mais da metade do Novo Testamento, e uma boa parte escreveu estando preso injustamente.
“E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitão da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.” (Atos 28:16)
Talvez observando este soldado Paulo produziu este ensino tão conhecido no nosso meio – A ARMADURA DE DEUS.
Vamos pensar na parte que era necessária para revestirmos os pés: as sandálias do evangelho da Paz. Os pés, geralmente, na Bíblia se associam à pregação do evangelho:
“Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7)
Entendendo que os pés simbolizam a pregação do evangelho, o que o apóstolo Paulo quis dizer com Evangelho da Paz?
Em Colossences 1:20 Paulo afirma: “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.”
Ter feito a paz significa que não havia a paz. Havia inimizade entre o homem e Deus; e em Jesus haveria a reconciliação da terra com o céu.
Devemos pregar o evangelho da paz – o evangelho da reconciliação. Calce as sandálias do evangelho da Paz. O céu não está separado da terra. Deus não está inacessível ao homem. Jesus fez a paz que não havia pelo seu sangue.
Dê oportunidade de um incrédulo crer e se converter através do evangelho da Paz. Fale com quem você ainda não falou. Calce suas sandálias!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PALAVRAS PARA ENCORAJAR SEUS FILHOS - Sê Forte e corajoso!





Lembro de quando meu pai se converteu e gostava de repetir determinados textos da Palavra. Fazia como diz em Deuteronômio 6:7 “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

Muitos pais não sabem o poder que pode ter o ensino da sua prática de vida sobre seus filhos. Colocam a responsabilidade no pastor se os filhos não aprendem adoração, por exemplo. Na verdade, creio categoricamente que adoração se aprende em casa e quando não somos instruídos lá às vezes podemos demorar pra aprender em outro lugar pois não há referencial de líder superior a um pai. Aprendemos o que ele diz e também o que ele faz. Aprendemos até aquilo que reprovamos. Podemos estar repetindo as ações que condenamos nos nossos pais, afinal existe um princípio: “o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz”. Sabemos quão difícil é se livrar de modelos errados.

Falo para pais naturais e espirituais. As palavras que falamos podem encher de ânimo nossos filhos.

Meu pai me acordava pra escola colocando sua mão em meu peito e dizendo: “Esforça-te, tem mui bom ânimo! O Senhor é contigo!” Eu não ligava pra aquilo. Com sono, na verdade, até reclamava.
Em 2008, quando fui ungido como evangelista estava atento às palavras liberadas sobre mim mas nenhuma teve tanto impacto quanto do meu pai que me abraçando disse: “Esforça-te...tão somente esforça-te!”
Não sabia que dificuldades enfrentaria mas neste ano de 2009 quando passei pela maior dor que já experimentei eu lembrei de novo das palavras que não me deixam parar NUNCA.

SÊ FORTE E CORAJOSO, PORQUE TU FARÁS ESTE POVO HERDAR A TERRA QUE, SOB JURAMENTO, PROMETI DAR A SEUS PAIS. (JOSUÉ 1:6)

Ensinos que ficam...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto "Estive em sua casa"



Vou aproveitar o espaço deste blog para explicar um pouco como funciona este projeto de desenvolvido no Ministério Apostólico Terra Fértil.

Em um dia, os discípulos se reúnem para entrar numa comunidade e se oferecem para orar pelas casas, voltando nas mesmas por mais três semanas.

As casas visitadas são marcadas com um adesivo dizendo: “ESTIVE EM SUA CASA”, para que outros da equipe identifiquem quem já foi visitado.

O objetivo é que depois de um tempo todas as casas tenham sido visitadas.
Entendemos que não devemos esperar até que eles venham à congregação, mas devemos ir até eles.

Mesmo que nem todos se decidam, pelo menos todos terão tido a oportunidade de ouvir à Palavra.

Começamos pelo bairro de “VILA DO CÉU”. Hoje, (em 2009) 314 famílias foram visitadas por uma equipe de filhos de Deus que estão se manifestando, tendo alcançado 60% da nossa meta inicial.

No dia 07/09/2009 o bairro foi impactado pelo “Estive em Seu Bairro” um dia com passeio de bicicleta, ação social e um show evangelístico.

Também a igreja do “LARGO DO CORREIA” começou a fazer o projeto no local chamado “CAMINHO DA RAZÃO”.

Nota 1: Este projeto foi originalmente idealizado pelo “Projeto Vida em Pinheiral”, Congregação filha de Volta Redonda com o nome "Eu vou à sua Casa".
Nota 2: Dados atuais - Os primeiros 2000 adesivos acabaram e ainda famílias são visitadas pela equipe Pés Velozes e na igreja do Largo do Correia. Um município no sertão da Bahia já foi visitado e em breve será a vez de Salvador/BA.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A IGREJA NOS LARES - Um pouco que aprendi de T.L. Osborn

Reunião da nossa célula

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E, todos os dias, acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. (Atos 2:46 e 47)

Na Igreja de "Atos" era comum a prática de dois tipos de evangelismo - o evangelismo de massa e o pessoal. Com esta prática todos os dias a Igreja crescia. Podemos considerar então que ganhar no mínimo 365 vidas por ano é um crescimento mínimo para termos como meta, porque todos os dias o Senhor acrescentava.

Hoje temos nos concentrado nas reuniões de massa, mas para vivermos novamente este grande mover precisamos restaurar o fundamento do EVANGELISMO PESSOAL. Temos evangelizado dentro do templo. Desejamos que as pessoas aceitem o convite de irem ao templo.

Se estudarmos o livro de Atos, perceberemos que as pessoas eram convidadas a Cristo e depois para o templo e não ao templo e depois para Cristo. Se elas só puderem ouvir de Jesus por alguém que fala no microfone estaremos limitando o evangelho de chegar para aqueles que nunca irão ao templo. Hoje, os cristãos parecem ter desaprendido a falar de Jesus e tudo que fazem é convidar para ouvir outro pregar. Na Igreja de Atos cada discípulo era um ministro.

Muitos hoje estão esperando “estarem preparados” para falar de Jesus. Na verdade se você já aceitou Jesus, você já pode falar de Jesus, mesmo que não saiba nenhum versículo da Bíblia. Não que conhecimento deva ser algo para se desprezar, mas evangelismo é falar do que Cristo fez em sua vida. Se nos calamos é porque não temos tido experiência nenhuma.

A realidade é que os incrédulos não vão ao templo! Isso parece óbvio, mas precisamos saber que quando algum ímpio aceita ir ele já está sinalizando sua decisão. Porque todo incrédulo pensa: "IGREJA É LUGAR DE CRENTE".

Através das reuniões nas casas temos a oportunidade de fazer uma reunião informal, que pode atrair seus amigos e parentes. É o que fez Cornélio como exemplo de um bom anfitrião.
“E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos”.(Atos 10:24)

Em Atos vemos a Igreja sendo perseguida nas casas. “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão”.(Atos 8:3)
Se Saulo assolava a Igreja entrando pelas casas nós também vamos assolar o inferno entrando pelas casas tirando as famílias das mãos do inimigo! Depois de se converter, Saulo entendeu a importância de conquistar nas casa através do evangelismo pessoal. “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas...” (Atos 20:20)

Todos temos metas profissionais, familiares etc. Eu te desafio a ter metas de vidas pra conquistar pro Reino. Quem são seus alvos? Quem você tem abordado e orado?

Você é ministro! Restaure o Evangelismo Pessoal em sua vida!