segunda-feira, 8 de agosto de 2011

PRAXIS - Amor prático


Paulo em seus dias enfrentou o espírito da Grécia que seduzia a Igreja com o conhecimento. Para o grego, conhecimento era tudo e muitos deles buscavam ouvir o evangelho como mais uma filosofia.
Porém, para entendermos princípios espirituais precisamos ter ouvidos espirituais. O AMOR É ESPIRITUAL E PRECISA SER ENTENDIDO MUITO ACIMA DE QUALQUER FILOSOFIA.

Em I Coríntios 11:17-22 Paulo fala que cada um comia sua própria ceia. Ele afirmava "não é a Ceia do Senhor que vocês estão comendo" Receberam ordenanças do Senhor como filosofia. Ouviram sobre o amor, mas não esperavam todos para comer juntos.

Por vezes dizemos às pessoas "JESUS TE AMA". Essa frase não compromete quem fala com o pecador. Dizer "EU TE AMO" é compromisso.
Dizemos "Deus ama o pecador e odeia o pecado." E nós amamos o pecador? Ou será que misturamos pecado e pecador e fazemos tudo de uma mesma coisa?
O livro de atos vem da palavra PRAXIS. É a prática que mantém viva a fé. Se não praticamos não saberemos se aprendemos.

Temos conhecido muito... mas falta PRAXIS. Falta os atos apostólicos. Faltam as práticas.

Qual a prática que Deus espera de mim? Mateus 7:21-23 Mostra que a vontade de Deus vai além dos dons.

Em Lucas 22:17, 20 Jesus toma um cálice da ceia da Páscoa mas depois ele toma o cálice da nova aliança no sangue derramado em favor das pessoas.
Nova aliança é sacrifício. Todo seguidor de Cristo deve se sacrificar pelos seus irmãos. Nós dependemos uns dos outros.

Tomar o cálice da Nova aliança significa dizer que eu escolho renunciar minha vida. Por isso que a igreja grega não vivia esse amor sacrificial e Paulo dizia "vocês não estão comendo a ceia do Senhor."

Esse cálice que Jesus pediu que se fosse possível o Pai passasse dele. Esse cálice amargo é o cálice do sacrifício. Amar o próximo com amor que se doa. Isso é comer a ceia do Senhor.