segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CARACTERÍSTICAS DA AMIZADE NO CASAMENTO






Dia 19/12/2009 completei dois anos de casado. Dedico esta parte do blog à minha amada esposa Camila. Quando pensava que já tínhamos uma tremenda unidade, ela se mostrou incansável. Com suas palavras doces, seu sorriso lindo e estando muitas vezes em silêncio ao meu lado me ajudou a suportar todas as adversidades. Lembro de quando ela cantava pra mim. Ainda canta! Lindamente! Também tenho tido a oportunidade de conjugar com Camila o ministério que Deus nos deu. Espero com este texto abençoar os leitores nas suas vidas conjugais. Foi a palavra que Deus me deu num evento de células de casais.

Vejamos as características de amizade no casamento observando no casamento de Elcana e Ana no livro de I Samuel:



· AMOR

“Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.” 1 Samuel 1:5

Tomando exemplo do casal Elcana e Ana havia uma forte aliança de amor. Pro casal deve importar o casamento acima de qualquer outra coisa ou pessoa. Sua esposa sua melhor amiga. Seu marido seu melhor amigo. Os filhos casam o casamento continua.Não se casa para ter filhos. Filhos são resultado. Depois eles vão para suas famílias.


“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” 1 Samuel 1:8

Um marido que faz declarações de amor. Elas precisam disso!



· COMPREENSÃO E COMUNICAÇÃO


“Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre”.

E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.

E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança."

1 Samuel 1:24 a 26



O cônjuge amigo entende os compromissos assumidos diante de Deus porque esses compromissos não ficaram escondidos. O casal precisa comunicar. Existem 3 níveis de comunicação.

1º falamos de coisas e pessoas

2º falamos de fatos e acontecimentos

3º falamos de nós mesmos

MUITOS NUNCA CHEGAM AO NÍVEL DE COMUNICAÇÃO 3.

Elcana sabia da tristeza da mulher. O Homem tem que levantar a auto-estima da mulher sempre. Conhecer o que ela sente. Não dizer que o que ela sente é bobagem.


· AMIZADE COM DEUS

O maior nível de amigo é Jesus Cristo. Ana deu honra a Deus.

“Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.” (1 Samuel 2: 21)

“Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.”(1 Samuel 2:29 e 31)

O casal não pode ter vergonha de adorar na frente um do outro, de levantar as mãos de orar em línguas.
Creio que se presentes estas três coisas: amor, comunicação e amizade com Deus então se pode construir uma sólida amizade entre marido e mulher.

Um comentário:

  1. Olá Felipe, concordo com você, o marido ou a espesa antes de mais nada tem que ser amigo, sincero que compreende os defeitos um do outro mas mesmo assim paga o preço de estar junto, de crescer junto, adorar a Deus junto e cada dia se conhecendo, nisso está o amor, independente de alguma coisa, simplesmente se sentir bem em estar do lado da pessoa amada e pra isso o diálogo é fundamental.

    Graça e Paz.

    ResponderExcluir