quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Em santidade e Honra - parte 2

Em Santidade e Honra – Fujam da Imoralidade Sexual!

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.(1Co_6:18  )

            Quando se fala em tentação, logo se pensa que ser forte e resistir significa enfrentar, porém quando a Bíblia fala deste tipo de tentação, a imoralidade sexual, ela ensina que o pecado deve ser superado fugindo.
            Um capítulo do livro de provérbios personifica a “mulher adúltera” como símbolo de tentação que tem levado muitos inexperientes (sem sabedoria) para a perdição.

            LEITURA: Provérbios  7
           
            Seu convite contém uma falsa religiosidade que diz ter oferecido já seu culto ao Senhor e agora está liberada pra pecar.
           
“Pv 7:14  "Tenho em casa a carne dos sacrifícios de comunhão, que hoje fiz para cumprir os meus votos.
Pv 7:15  Por isso saí para encontrá-lo; vim à sua procura e o encontrei!”

      Muitos pensam que por trazerem suas ofertas religiosas estão liberados da Santidade. Esquecem que Deus quer obediência mais que sacrifícios.

Não podemos nos esquecer que imoralidade sexual é pecado que conduz a morte e muitos são vitimados.

Observe o verso 26 e 27.
Pv 7:26  Muitas foram as suas vítimas; os que matou são uma grande multidão.
Pv 7:27  A casa dela é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte.

Muitos que poderiam ser benção nas mãos de Deus se perdem NA IMORALIDADE. 
Este não é um tema que afeta somente a juventude. Devemos ensinar a todo cristão como fugir do pecado. Gosto de contar três histórias da Bíblia que ilustram a luta com o pecado sexual. Sansão, José e Davi.
Sansão é o exemplo de como um chamado de Deus pode ser perdido por causa da sedução. 
       O texto de Juízes fala que Dalila insistia com Sansão até que a alma dele desfaleceu. O que parece uma queda tola na verdade foi uma desistência  Trata-se do paradoxo de um homem que não poderia ser vencido por nenhum outro homem na terra, mas foi vencido por uma mulher. Nos dias de hoje muitos tem perdido a visão e saído da rota por causa da sedução do espírito de Dalila.


      Em José vemos o exemplo de quem resistiu fugindo da mulher de Potifar que conforme ele declarou seria uma traição não somente ao patrão, mas também a Deus. Ele errou em deixar a situação ambientada para que a mulher o acusasse. O texto de Gênesis diz que ele ficou em casa quando não havia ninguém. Devemos evitar toda situação semelhante.
      
      Na história de Davi vemos também uma queda, mas diferente de Sansão, Davi nos mostra que é possível  ser perdoado e recomeçar com Deus. O pecado sexual sempre deixa consequências terríveis, vejam a família de Davi. No entanto a Igreja não pode fechar a porta do Reino, mas sim mostrar àquele que caiu qual é o escape.

      Seja com qual dos três a sua história esteja parecendo fica aqui minha mensagem dizendo que é possível fugir e vencer. É possível viver em santidade.







Em santidade e Honra - parte 1

EM SANTIDADE E HONRA - VENCENDO A REBELIÃO
 “Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria.” (I Sam. 15:22, 23)

Ser santo significa ser separado para Deus, por isso vamos estudar como podemos vencer pecados que muitas vezes não percebemos até que a luz da Palavra de Deus revele.

Quem se rebela vive debaixo de opressão. O texto bíblico compara a rebelião com feitiçaria. Muitos rejeitam a autoridade porque tiveram experiências negativas com líderes ou pais que não cuidaram de seus liderados, por isso tais pessoas não conseguem ver que estar debaixo de autoridade significa estar protegido.

 Rebelião é um comportamento pecaminoso que pode ser percebido nas relações de empregado e patrão, pastor e ovelha, líder e liderado, marido, mulher e filhos.

Também há rebeldia quando alguém se levanta contra as autoridades governamentais, contra as leis, querendo dar “jeitinho”, no roubo de energia, na ilegalidade com impostos e com o trânsito. São muitas as ocasiões onde se pode pecar por insubmissão.

Rom 13:1-7   “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.  Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.”

Vamos caminhar para sermos radicais e santos!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Sobre a gravidez e o dia da vida

Depois de quase quatro anos de casado minha esposa me deu a alegria de se deixar engravidar...(risos) Foi uma alegria só nas nossas famílias e na nossa igreja.

Adquiri o costume de todas as noites falar palavras de bênção sobre o ventre de minha mulher. Sempre disse que abençoaria muito meus filhos. No meu casamento fui provido de muita coisa. Sei que também verei esse cuidado de Deus nessa nova fase.

Em 2/11 é feriado nacional para as pessoas visitarem os túmulos dos seus entes queridos mortos. Tivemos a oportunidade de numa mobilização nacional evangelizarmos nesse dia.

Aqui em Campo Grande, Zona Oeste do RJ, não imaginava que veríamos uma verdadeira romaria no cemitério. Inevitável que nós mesmo nos emocionássemos muito ao consolar aqueles que choravam.

Enquanto adorávamos  na porta do cemitério recebi uma ligação. Estava ganhando um berço enquanto evangelizava...

"Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça...." MT 6:33 é a primeira lição da paternidade!!!!

Compartilho agora o vídeo e os comentários sobre o dia da Vida!
Este vídeo foi feito por um de nossa equipe. Ao todo 37 irmãos de Campo Grande, Zona Oeste do RJ, compareceram ao cemitério de Campo Grande na manhã do dia 2/11.



Acabamos de chegar do DIA DA VIDA (mobilização nacional de evangelismo no dia de Finados). Pelo lado de fora vi algumas senhoras sérias olhando para os restos mortais de suas famílias. Não resisti e dei a volta para encontrá-las. Entreguei o lenço, falei algumas palavras. Elas nada disseram. Voltei pro lugar onde estava e pude ver que agora uma delas não estava mais prendendo o choro. Ela se enxugava com o lenço. Fiquei com um "nó na garganta." Sei que quando os falecidos estão nessas caixas é porque morreram a muito tempo. E elas ainda estavam com essa dor no peito...
Postem aqui seus testemunhos. Quem tiver fotos, poste também.Paz
 ·  · Compartilhar ·  quarta às 13:37

    • Marcos Da Denise Ramos É amigo, igual a história do rapaz que jogava uma após outra estrela do mar de volta para o mar e dizia para que esta olhando e questionando que não adiantava. ELE DIZIA AO LANÇAR MAIS UMA "PARA ESSA AQUI FEZ DIFERENÇA". E assim "TODAS AS PESSOA QUE RECEBERAM AQUELA LEMBRANÇA O UMA PALAVRA FEZ DIFERENÇA"
      quarta às 14:36  ·  ·  5

    • Edivaldo Bomfim Estivemos lá eu e minha família, foi sensacional. E o Senhor me mostrava que verdadeiramente o caminho para a aprovação do Espírito é único: Negar a vida da alma (Mt 16:24-25). Não basta saber ou falar a respeito; é necessário praticar. Paz e Fogo!
      quarta às 14:42  ·  ·  5

    • Gersica Campos Avistei uma mulher sozinha, sentada perto de um túmulo. Eu lhe disse que o Senhor console seu coração e ofereci o lenço, mas ela rejeitou. Perguntei se queria que orasse por ela, mas rejeitou tbm. Falou que não quer mais saber de Deus, pois Ele havia tirado o seu marido, uma pessoa mto boa de coração. Dava as roupas de seu corpo para outras pessoas... E no momento que ela pediu a Deus uma única coisa, segundo ela, Ele rejeitou. Agora, ela não que saber mais de Deus. Quando ela disse isso, mal olhava para minha cara. Me ajoelhei e olhei em seus olhos e contei o que havia acontecido comigo. Que perdi tbm uma pessoa a quase 3 anos, e no momento questionei várias vezes com Deus, e teve um tempo que nem queria falar Com Ele. Mas o Senhor consolou meu coração. Nesse momento ela passou a me olhar. E vi que uma resistência havia caído. Eu perguntei se pelo menos queria um abraço, ela abriu um pequeno sorriso e aceitou. Nesse momento senti que saiu algo de mim nesse abraço. E no final eu disse sorrindo, não me importa, mas de qualquer forma passarei a orar por ela... E ela disse com um sorriso que tudo bem...
      quarta às 14:56  ·  ·  13

    • Aline Airão Ai...chorei!!!Como Deus faz as coisas, tinha q ser vcGersica Campos, só vc tinha bagagem pra confrontar esse sentimento dessa moça, com certeza a semente foi lançada, ela vai lembrar desse dia pro resto da vida dela, eu creio!!! Tenho muito orgulho de vc,nós ñ somos daqueles q retrocedem!!!!Deus é tão lindo q ainda nos dá a portunidade de encinar pra outros e entender a dor do outro, pois afinal passamos pela mesma dor e resistimos no amor do Senhor!!!!Te amo!!!
      quarta às 15:12  ·  ·  7

    • Edivaldo Bomfim Eu e o irmão Marcos Venâncio tivemos a oportunidade de estarmos juntos nas abordagens, foi tremendo após várias abordagens decidimos ir consolar os que estavam no lugar chamado CRUZEIRO, o Senhor nos mostrava as almas cativas e decidimos chamar mais irmãos e ali vizemos um ato profético declarando que chegaria a verdadeira LUZ que é Cristo a aquelas VIDAS.entregamos vários lenços com a expressão BEM AVENTURADOS OS QUE CHORAM, POIS SERÃO CONSOLADOS, que estas palavras encontre nestas vidas espaço e que no próximo ano elas venham conosco neste projeto resgate. Paz e Fogo!
      quarta às 15:13  ·  ·  5

    • Gersica Campos Amém Aline Airão. Estava pensando no que a Ap. Nelma disse...Ele foi uma semente... E vejo que ainda dá frutos... Assim como em Hebreus fala sobre hérois da fé, o nome do Alan tbm está nessa lista, que é para ser contado... vc sabe né? Tbm te amo! Obrigada pelas palavras de encorajamento.
      quarta às 15:22  ·  ·  8

    • Aline Airão Caraca Gersica Campos,vc tirou o dia hoje pra me emocionar!!Sim concordo ele foi uma semente ñ tinha ouvido isso ainda e nem pessado desse jeito,com certeza faz todo sentido isso!!!
      quarta às 15:32  ·  ·  5

    • Marcos Da Denise Ramos Gostaria de lançar um desafio para aquele que não puderam estar neste momento tão especial para MATF, no ano que vem o evangelista Felipe nos convidou para estamos em dois cemitério e com certeza vai faltar você! Pois pessoas estavam precisando de receber uma palavra ou como fizemos em alguns momentos "em silêncio ao lado delas", como ocorreu no cruzeiro, em que ficavamos parados aparentemente olhando para aquela cruz vazia, mas todos estamos orando a quem já este em uma Cruz e que hoje realmente esta vazia, a JESUS CRISTO.
      quarta às 15:34  ·  ·  7

    • Valfrido Andrade Engraçado. msm quando era espírita eu detestava esse dia dos finados. aprendi q nao podiamos orar pelos mortos e nem cultuar a morte deles... quando aceitei jesus aboli qualquer sentimento de morte, porque acredito que as pessoas salvas estao melhores do que nós. mas, hoje quase o inimigo tentou me convencer desse dia fazendo lembrar do meu irmão, da minha mãe e do nosso alan, mas repreendi na hora porque sei que não é de Deus esse dia dos finados! mas concordo com a jerssica, devemos consolar essas pessoas que estão sofrendo pelos entes queridos e que só aumenta nesse dia! aposto que há muitos cristãos com o coração revoltoso, tentando questionar o sentido da vida, porque partimos, etc. eu somente tenho uma resposta: meu único, verdadeiro, inquestionável, insuperável, amigo pra todas as horas: O espírito santo de Deus! Eu te amo Meu senhor!
      quarta às 16:05  ·  ·  5

    • Denise Pires Foi mesmo maravilhoso!! A ceara é grande.... passamos lá em frente ao cemitério após o almoço e mais uma multidão chegava... precisamos mesmo ir com chuva ou sem chuva, o Senhor nos usa e pessoas são alcançadas pelo amor de Deus através de nossas vidas.
      quarta às 18:28  ·  ·  4

    • Daniel Breno foi impressionante como as pessoas aceitavam o abraço de cristo através de mim.
      quarta às 20:31  ·  ·  5

    • Felipe Mouta Daniel abraçava as pessoas e chorava o tempo todo!!!
      Ontem às 01:06  ·  ·  1

    • Wendel Moraes Costa tb chorei depois d ler os coments daGersica Campos e da Aline AirãoFelipe Mouta, glória a Deus pela tua vida! falei p/ Galber "nunca pensei q faria isso na minha vida". Tenho vivido coisas extraordinárias e agradeço a Deus pela oportunidade d viver e conhecer as pessoas q tenho conhecido... No final do dia, fui no "Livres p/ Adorar" c/ o Renan Muniz. E como eles ministram "VAI VALER A PENA! VAI VALER A PENA! VAI VALER A PENA!"
      Ontem às 05:17  ·  ·  3

terça-feira, 1 de novembro de 2011

O Clamor dos povos Aula 1- História das Missões



 Atos Dos Apóstolos – Atos 1: 8 – este texto é uma chave de leitura para o principal livro que narra a história missionária da Igreja.

Quando Jesus deixou a Grande Comissão (Marcos 16:15) os apóstolos cumpriram a primeira parte que era Jerusalém (Atos 2), após perseguição (Atos 8:4) os discípulos chegaram a Samaria,
Em Atos 13:1-2 uma nova compreensão missionária chega a Antioquia(Atos 11:19) e Paulo e Barnabé são enviados.

Os cinco ministérios e as missões

Efésios 4:11 fala de cinco ministérios. O missionário não é um sexto ministério. Missionário é quem faz missão. Todos os ofícios ministeriais e os santos (a Igreja) são missionários.

Paulo, Barnabé (apóstolos= enviados)

At 13:1 Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.
At 13:2  Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado".
At 13:3  Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.


 Pedro (apóstolo)
At 15:7  Depois de muita discussão, Pedro levantou-se e dirigiu-se a eles: "Irmãos, vocês sabem que há muito tempo Deus me escolheu dentre vocês para que os gentios ouvissem de meus lábios a mensagem do evangelho e cressem.
 João
At 8:14, 15  Os apóstolos em Jerusalém, ouvindo que Samaria havia aceitado a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
 Estes, ao chegarem, oraram para que eles recebessem o Espírito Santo,

 Felipe (evangelista)
Atos 21:8 Cumpria o IDE em Samaria, no deserto, em Azoto.

Apolo (talvez um mestre)
At 18:19  e 28 Chegaram a Éfeso, onde Paulo deixou Priscila e Áqüila. Ele, porém, entrando na sinagoga, começou a debater com os judeus.
 Pedindo eles que ficasse mais tempo, não cedeu.
 Mas, ao partir, prometeu: "Voltarei, se for da vontade de Deus". Então, embarcando, partiu de Éfeso.
 Ao chegar a Cesaréia, subiu até a igreja para saudá-la, e depois desceu para Antioquia.
Depois de passar algum tempo em Antioquia, Paulo partiu dali e viajou por toda a região da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos.
Enquanto isso, um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, chegou a Éfeso. Ele era homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras.
Fora instruído no caminho do Senhor e com grande fervor falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João.
Logo começou a falar corajosamente na sinagoga. Quando Priscila e Áqüila o ouviram, convidaram-no para ir à sua casa e lhe explicaram com mais exatidão o caminho de Deus.
Querendo ele ir para a Acaia, os irmãos o encorajaram e escreveram aos discípulos que o recebessem. Ao chegar, ele auxiliou muito os que pela graça haviam crido,
pois refutava vigorosamente os judeus em debate público, provando pelas Escrituras que Jesus é o Cristo.

Missões envolvia a Igreja. Podemos nos envolver com missões orando, contribuindo e indo...

Os missionários podiam ser de Tempo integral ou “fazedores de tendas”

Depois disso Paulo saiu de Atenas e foi para Corinto.
At 18:2 a 5  Ali, encontrou um judeu chamado Áqüila, natural do Ponto, que havia chegado recentemente da Itália com Priscila, sua mulher, pois Cláudio havia ordenado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo foi vê-los
e, uma vez que tinham a mesma profissão, ficou morando e trabalhando com eles, pois eram fabricantes de tendas.
Todos os sábados ele debatia na sinagoga, e convencia judeus e gregos.
Depois que Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo se dedicou exclusivamente à pregação, testemunhando aos judeus que Jesus era o Cristo.

O que Paulo passou para gerar as igrejas:

2Co 11:24 a 33  Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites.
Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar.
Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos.
Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez.
Além disso, enfrento diariamente uma pressão interior, a saber, a minha preocupação com todas as igrejas.
Quem está fraco, que eu não me sinta fraco? Quem não se escandaliza, que eu não me queime por dentro?
Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza.
O Deus e Pai do Senhor Jesus, que é bendito para sempre, sabe que não estou mentindo.
 Em Damasco, o governador nomeado pelo rei Aretas mandou que se vigiasse a cidade para me prender.
Mas de uma janela na muralha fui baixado numa cesta e escapei das mãos dele.

2Co 6:5  a 10 em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns;
 em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero;
na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa;
por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros;
como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos;
entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.


1. PRIMEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA Atos 13.1 a 14.28

Essa foi uma missão para os gentios e o Apóstolo partiu de Antioquia. Do Porto da Selêucia, Ele seguiu juntamente com seus companheiros. A partir de Salamina viajaram toda a extensão da ilha, pregando inicialmente nas sinagogas dos Judeus. Durante essa viagem Paulo teve contato com o Proconsul Sergio Paulo. Seguindo viagem, aportou em Perge na Panfília. Naquela ocasião Barnabé era o líder, Paulo o pregador, e João Marcos – primo de Barnabé – um auxiliar. Ao deixar Chipre – cidade de Barnabé – Paulo assumiu a liderança e Marcos os abandonou, retornando para Jerusalém (At. 13.13). Paulo e Barnabé seguiram rumo ao norte, em direção da província da Galácia. Ele visitaram Antioquia (da Psídia), Icônio, Listra e Derbe. Em Antioquia Paulo pregou na sinagoga, discorrendo sobre a história de Israel e o cumprimento das promessas de Deus a respeito da vinda do Salvador, Jesus. A ênfase do Apóstolo foi posta sobre o perdão dos pecados e da justificação por meio da fé em Cristo (At. 13.38-39). Esses temas seriam enfatizados na Epístola aos Gálatas, escrita durante essa primeira viagem, na qual se opõe veemente à doutrina judaizante (Gl. 1.1-9). Enquanto se encontravam em Icônio, o Senhor realizou muitos sinais e maravilhas pelas mãos dos apóstolos (At. 14.3; Gl. 3.5). Em Listra, cidade em que Zeus e Hermes eram adorados (At. 14.11,12), Paulo curou um homem aleijado desde o ventre da mãe e isso fez com que as pessoas da cidade quisessem adorar a ele e Barnabé como deuses. Mesmo assim, judeus vieram de Antioquia e Icônio a fim de persegui-los, e por fim, apedrejaram a Paulo, deixando-o morto. Milagrosamente Ele se levantou após o apedrejamento e seguiu no dia seguinte juntamente com Barnabé para a cidade de Derbe. Ao retornar para Antioquia, Paulo passa, então, a ser como o Apóstolo do evangelho da incircuncisão” (At. 15.22-26; Gl. 2.7).

2. SEGUNDA VIAGEM MISSIONÁRIA At. 15.36 a 18.22

Essa pretendia ser uma viagem para visitar as cidades nas quais o evangelho de Cristo havia sido pregado (At. 15.36). Antes da partida ocorreu um desentendimento entre Paulo e Barnabé, por causa do interesse de João Marcos de acompanhá-los, e isso acabou por separá-los, então, Paulo decidiu seguir com Silas em direção a Siria e Cilicia, com a benção da igreja (At. 15.40), iniciando pela Galácia. O interesse central de Paulo estava na Macedônia e em Acaia. Paulo tomou também consigo seu filho na fé, Timóteo, quando passavam por Listra (At. 16.3). Em resposta a uma visão (At. 16.9,10), os missionários embarcaram para a Macedônia (At. 16.6-10), dando iniciou a evangelização em solo europeu. Na Macedônica, três cidades foram escolhidas como pontos centrais para a evangelização: Filipos (At. 16.12-40), Tessalônica (At. 17.1-9) e Beréia (At. 17.10-14), e em Acaia, duas cidades foram visitadas: Atenas (At. 17.15-34) e Corinto (At. 18.1-18). Em Filipos Paulo encontrou pessoas tementes a Deus (At. 16.12) e Lídia, uma adoradora do Senhor (At. 16.14). Esse gentios foram os primeiros a responderem ao evangelho de Cristo e a serem salvos (At. 16.31-34). Nessa cidade os mensageiros do Senhor sofreram perseguição e foram postos na prisão, onde oravam e louvavam ao Senhor, e, após intervenção divina, o carcereiro e sua família se converteram ao Senhor (At. 16.20,21). Após ser liberado da prisão, Paulo apelou para sua cidadania romana, algo que poderia ter prevenido que ele fosse açoitado (At. 16.22-24). Tessalônica era a capital da província da Macedônia e naquele lugar Paulo começou a pregar na sinagoga, confrontando os ouvintes à luz das Escrituras (At. 17.2). Os missionários acabaram sendo acusados de sedição contra o império romano, por apregoarem outro rei, Jesus (At. 17.7). Por causa disso, eles tiveram que fugir da cidade e seguiram para Beréia, onde permaneceram por pouco tempo, atentando, que naquela cidade, havia nobreza, pois os ouvintes eram criteriosos no exame das Escrituras (At. 17.10-15). Em seguida Paulo entrou na província de Acaia, em uma das suas mais importantes cidades, Atenas, famosa pela quantidade de ídolos, causando incômodo ao Apóstolo (At. 17.16). Em Atenas ele tanto pregou nas sinagogas quanto nos lugares públicos, onde encontrou os filósofos epicureus e estóicos, que consideraram Paulo não mais do que um falastrão (At. 17.18). Em Atenas Paulo pregou sobre o Deus Desconhecido dos atenienses, e falou a respeito de Jesus e da ressurreição. Em oposição ao pensamento filosófico, Ele expôs a doutrina de um Deus pessoal e vivo que criou o mundo e que o sustenta e que um dia haverá de julgá-lo, portanto, argumentou o Apóstolos, todos devem se arrepender (At. 17.22-34). Após sair de Atenas Paulo seguiu para Corinto onde permaneceu por um ano e meio. Na cidade Paulo foi hospedado por um casal, Áquila e Priscila, companheiros de fé e profissão, também fabricantes de tendas (Rm. 16.3-5). Em Corinto Paulo foi acusado pelos judeus de adorar a Deus de modo contrário à Lei, resultando na sua apresentação, perante Gálio, no tribunal (At. 18.15-17). Após uma rápida visita a Éfeso, Paulo seguiu viagem, prometendo retornar se essa fosse à vontade do Senhor, e logo retornou para Antioquia (At. 18.19-21). Durante essa segunda viagem missionária Paulo escreveu duas cartas: I e II Epístolas aos Tessalonicenses.

3. TERCEIRA VIAGEM MISSIONÁRIA At. 18.23 a 21.14.

O Apóstolo segue mais uma vez em direção a região da Galácia e da Frigia. Em seguida, segue rumo a Ásia, para sua principal cidade, Éfeso. Nesse local ele permaneceu por aproximadamente dois a três anos, sua estada mais longa em um mesmo lugar (At. 19.8-10; 20.31). Lucas testemunha que durante a permanência de Paulo na cidade, todos que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor, tanto judeus quanto gregos (At. 19.10) e que a palavra de Deus prevalecia poderosamente (At. 19.20). Após deixar Éfeso, Paulo seguiu rumo a Trôade (II Co. 2.12-13), depois para a Macedônia e Grécia, onde passou três meses (At. 20.3). Enquanto se encontrava em Corinto, escreveu sua Epístola aos Romanos. Quando retornava de Filipos e Trôade, passou por Mileto e encontrou-se com os presbíteros da igreja de Éfeso (At. 20.17-35) com o objetivo de reafirmar seu ministério perante eles, e encarregá-los de responsabilidades pastorais, advertindo-os também quanto ao perigo das heresias que viriam após a sua partida (At. 20.28-31). Desejoso de ir a Jerusalém, para Festa de Pentecoste (At. 20.16), Paulo partiu em direção a Tiro e Cesaréia (At. 21.3-6; 8-16), onde foi advertido a respeito dos perigos que sobreviriam sobre ele. Mesmo assim, seguiu para Jerusalém (At. 21.13), levando consigo a coleta dos irmãos para os necessitados (I Co. 16.1-4; II Co. 8-9; Rm. 15.25-27). Enquanto era recebido por Tiago e os anciãos da igreja, alguns judeus da Ásia, que estavam presentes em Jerusalém, para celebrar a Festa de Pentecoste, acusaram Paulo de profanar a área do templo (At. 21.27-36), o que resultou em sua prisão pela capitão romano da cidade. Nessa viagem missionária, além da Epístola aos Romanos, Paulo escreveu I e II Coríntios.

As viagens missionárias de Paulo foram muito importantes para a visão missionária da Igreja. Ele foi insistente em que o Cristianismo fosse mais que uma seita do judaísmo. Para ele os gentios não seriam obrigados a ser judeus primeiro para depois serem convertidos.

E em ATOS 29, o que diz?

Essa história não acabou... agora é com a gente!

A morte dos discípulos de Jesus

Simão Pedro: segundo a tradição foi crucificado de cabeça para baixo em Roma; 

André: segundo a tradição crucificado numa cruz em "X", que a partir daí levou o nome de "cruz de Santo André"; 

Tiago, irmão de João: decapitado (At 12:2); 

Tiago: segundo a tradição crucificado no Egito; 

Judas Tadeu: segundo a tradição martirizado na Pérsia; 

Felipe: segundo a tradição morreu na Frígia; 

Bartolomeu: segundo a tradição morreu esfolado; 

Mateus Levi: segundo a tradição martirizado na Etiópia; 

Tomé Dídimo: segundo a tradição transpassado por flechas; 

Simão Zelote: crucificado; 

Judas Iscariotes: suicidou-se após trair o seu Mestre (Mt 27:50); 

João: segundo a tradição o único a morrer por morte natural depois de tentarem mata-lo mergulhando-o em óleo fervente. 

O que é Proselitismo?
 Nem todas as religiões realizam missões explícitas: hinduismo, budismo...
2. A missão é uma característica do cristianismo
3. O próprio Judaísmo não foi uma religião missionária – mais preocupada em defender a pureza de sua fé, já que a idolatria era religião dos povos vizinhos
4. No NT (Evangelhos) encontramos os discursos missionários de Jesus
       - Antes de sua morte Jesus insiste mais na missão aos Hebreus
       - Depois de sua morte, na missão universal – a todos os povos
5. Os Atos: falam das lutas por maior abertura universal (circuncisão-não circuncisão,
     missão de Pedro-missão de Paulo)
6. Cristianismo dos primeiros séculos: é somente missão. Todos os cristãos se sentiam
     Missionários (rápida difusão: Grécia, Roma, Norte da África)

Se defendermos que a salvação é somente pela fé em Jesus Cristo precisamos ser coerentes com as nossas prática e entender que todos sem Cristo estão SEM SALVAÇÃO!

Breve Panorama das missões ao longo dos anos

30 a 40 DC:
Centro propulsor: Jerusalém. Esforço: superar a religião tradicional. Fato significativo: Pedro converte o pagão centurião romano (Atos 10)
 40 a 60 DC:
Centro Propulsor: Antioquia – At 13, 1 -3 – Paulo é o protagonista – grandes viagens apostólicas. Roma e Império Romano. Com o martírio de Pedro e Paulo em Roma, esta cidade vai se tornando cada vez mais centro do cristianismo e da evangelização.
Depois da morte dos Apóstolos e Discípulos
A missão continua através dos missionários itinerantes – e proselitismo individual – realizado por comerciantes e soldados cristãos.
Foi um período de rápida difusão: unidade da língua, a paz romana, a difusa esperança de um salvador, facilidade de comunicação, pregação da liberdade dos escravos, entusiasmo missionário dos cristãos...
Ano 313 – Imperador Constantino concede liberdade à Igreja. Acontecem os primeiros concílios: Éfeso. Constantinopla, Nicéia...
Ano 379 – O Imperador Teodósio torna o cristianismo “religião do Império” (vantagens e desgraça para o cristianismo que se acomoda)
Até o Séc. IV – Grandes bispos promoveram a atividade missionária: São Martinho (França), São Patrício (Irlanda).

Depois da Reforma vemos alguns movimentos missionários como:
- Os Moravianos,
- Metodismo,
-No século XX, T.L. Osborn, Reinhard Boonke.

O que move o coração missionário?
Gn 1:28  Deus os abençoou, e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra".

O missionário sonha em ver os sonho de Deus realizado. Uma grande multidão de salvos, reinando sobre a terra. Daniel 7:27

Ap 7:9 Depois disso olhei, e diante de mim estava uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, de pé, diante do trono e do Cordeiro, com vestes brancas e segurando palmas
Ap 7:10  E clamavam em alta voz: "A salvação pertence ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro".

O sonho de Deus será realizado!