quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Em santidade e Honra - parte 2

Em Santidade e Honra – Fujam da Imoralidade Sexual!

Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.(1Co_6:18  )

            Quando se fala em tentação, logo se pensa que ser forte e resistir significa enfrentar, porém quando a Bíblia fala deste tipo de tentação, a imoralidade sexual, ela ensina que o pecado deve ser superado fugindo.
            Um capítulo do livro de provérbios personifica a “mulher adúltera” como símbolo de tentação que tem levado muitos inexperientes (sem sabedoria) para a perdição.

            LEITURA: Provérbios  7
           
            Seu convite contém uma falsa religiosidade que diz ter oferecido já seu culto ao Senhor e agora está liberada pra pecar.
           
“Pv 7:14  "Tenho em casa a carne dos sacrifícios de comunhão, que hoje fiz para cumprir os meus votos.
Pv 7:15  Por isso saí para encontrá-lo; vim à sua procura e o encontrei!”

      Muitos pensam que por trazerem suas ofertas religiosas estão liberados da Santidade. Esquecem que Deus quer obediência mais que sacrifícios.

Não podemos nos esquecer que imoralidade sexual é pecado que conduz a morte e muitos são vitimados.

Observe o verso 26 e 27.
Pv 7:26  Muitas foram as suas vítimas; os que matou são uma grande multidão.
Pv 7:27  A casa dela é um caminho que desce para a sepultura, para as moradas da morte.

Muitos que poderiam ser benção nas mãos de Deus se perdem NA IMORALIDADE. 
Este não é um tema que afeta somente a juventude. Devemos ensinar a todo cristão como fugir do pecado. Gosto de contar três histórias da Bíblia que ilustram a luta com o pecado sexual. Sansão, José e Davi.
Sansão é o exemplo de como um chamado de Deus pode ser perdido por causa da sedução. 
       O texto de Juízes fala que Dalila insistia com Sansão até que a alma dele desfaleceu. O que parece uma queda tola na verdade foi uma desistência  Trata-se do paradoxo de um homem que não poderia ser vencido por nenhum outro homem na terra, mas foi vencido por uma mulher. Nos dias de hoje muitos tem perdido a visão e saído da rota por causa da sedução do espírito de Dalila.


      Em José vemos o exemplo de quem resistiu fugindo da mulher de Potifar que conforme ele declarou seria uma traição não somente ao patrão, mas também a Deus. Ele errou em deixar a situação ambientada para que a mulher o acusasse. O texto de Gênesis diz que ele ficou em casa quando não havia ninguém. Devemos evitar toda situação semelhante.
      
      Na história de Davi vemos também uma queda, mas diferente de Sansão, Davi nos mostra que é possível  ser perdoado e recomeçar com Deus. O pecado sexual sempre deixa consequências terríveis, vejam a família de Davi. No entanto a Igreja não pode fechar a porta do Reino, mas sim mostrar àquele que caiu qual é o escape.

      Seja com qual dos três a sua história esteja parecendo fica aqui minha mensagem dizendo que é possível fugir e vencer. É possível viver em santidade.







Em santidade e Honra - parte 1

EM SANTIDADE E HONRA - VENCENDO A REBELIÃO
 “Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria.” (I Sam. 15:22, 23)

Ser santo significa ser separado para Deus, por isso vamos estudar como podemos vencer pecados que muitas vezes não percebemos até que a luz da Palavra de Deus revele.

Quem se rebela vive debaixo de opressão. O texto bíblico compara a rebelião com feitiçaria. Muitos rejeitam a autoridade porque tiveram experiências negativas com líderes ou pais que não cuidaram de seus liderados, por isso tais pessoas não conseguem ver que estar debaixo de autoridade significa estar protegido.

 Rebelião é um comportamento pecaminoso que pode ser percebido nas relações de empregado e patrão, pastor e ovelha, líder e liderado, marido, mulher e filhos.

Também há rebeldia quando alguém se levanta contra as autoridades governamentais, contra as leis, querendo dar “jeitinho”, no roubo de energia, na ilegalidade com impostos e com o trânsito. São muitas as ocasiões onde se pode pecar por insubmissão.

Rom 13:1-7   “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.  Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.”

Vamos caminhar para sermos radicais e santos!