“Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós”. (I TESSALONICENSES 2:8)
O apóstolo Paulo, neste texto, mostra que desejava não apenas passar o evangelho, mas também a sua própria vida para seus discípulos. Falar de Cristo é uma transmissão da sua maneira de viver como cristão. Para ganharmos vidas precisamos ser próximos dos pecadores e, ao mesmo tempo, diferentes nas práticas. Precisamos nos relacionar.
A mulher Samaritana de João capítulo 4 também é um exemplo de que evangelismo é uma transmissão de vida. Ela é uma figura de quem nós éramos: pecadores. No entanto, nosso anseio era só saber de uma coisa: como adorar. Assim os pecadores estão: famintos para conhecer o PAI. Jesus não precisou pregar um texto complicado. Ele só pediu para ela lhe dar água, ignorando o preconceito.
A Igreja precisa ser ensinada a se relacionar e convidar pessoas que todos tratam com preconceito. Não será uma pregação, mas simples gestos como pedir um copo d’água, almoçar junto, etc, que serão úteis para desenvolvermos relacionamentos com as pessoas e, assim, tocarmos em suas necessidades mais profundas.
Outro exemplo de evangelismo de relacionamentos foi Zaqueu que foi impactado pelo fato de Jesus desejar estar em sua casa. Não houve pregação, só relacionamento.
“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. (Lucas 19:5)
Veio salvação àquela casa. A santidade de Jesus fez Zaqueu se arrepender dos seus pecados. Ainda hoje é assim. Se um filho de Deus, santo, se aproxima de um pecador e mostra interesse pela sua vida, automaticamente ele é constrangido pelos seus pecados.
Da mesma maneira como Jesus operou como evangelista nestes dois exemplos, devemos nos manifestar também.
“Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo”.(João 17:18)
“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. (João 1:14)
Jesus foi enviado em carne. Assim ele nos envia para que não sejamos frios, artificiais, mas nos manifestemos em carne, como seres humanos que amam as pessoas no mundo.
Aproxime-se do perdido se deseja alcançá-lo!