TEXTO PRINCIPAL: GÊNESIS 4:1-14
Nesta passagem de Gênesis lemos a história da primeira família bem como a do primeiro assassinato de um homem. Quando Deus pergunta a Caim “Onde está o seu irmão?” (v.9), Deus está chamando um irmão a ter responsabilidade sobre o outro. O surpreendente é a resposta que Caim dá a Deus: “Não sei, acaso sou eu tutor [ama seca em algumas versões ou mãe-de-leite trazendo pros nossos dias] do meu irmão?”
Na verdade Deus pediu contas a Caim porque ele deveria sim saber do seu irmão. Hoje Deus pede contas a sua Igreja: “Onde estão os seus irmãos?” e muitos de nós respondemos talvez “NÃO SEI, isso não é responsabilidade minha!” Ou “Isso é com os pastores.”
Em Efésios 4:11 diz que Jesus estabeleceu também pastores na Igreja para que ele capacite os santos para a obra do ministério. Ou seja, são os cristãos que irão fazer a obra de pastorear uns aos outros.
Rick Joyner em seu livro “A Colheita” diz: “Até mesmo o pastor não é apenas chamado para guiar pessoas, mas para produzir na Igreja o Espírito do Pastor, que atua no sentido de que todos nos tornemos guardadores de nossos irmãos.”
Em Hebreus 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
Nestes últimos dias a Igreja não pode deixar de se congregar porque é através da congregação que somos pastoreados, animados, repreendidos encorajados não somente pelos cinco ministérios, mas uns pelos outros.
Vamos buscar aqueles que se afastaram tendo em nós o sentimento que são nossos irmãos. Muitos não precisam de versículos, de palavras mas de nosso relacionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário