Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado. (Tiago 4:17)
Nos acostumamos a pensar que pecado é sempre algo que “fazemos” porém esse texto de Tiago nos fala que pecado é também o que deixamos de fazer.
A palavra pecado significa literalmente: “errar o alvo.” Se você é um cristão realmente regenerado já decidiu não viver fora do alvo. O pecado na vida de um santo é um acidente. É quando se sai da rota, se perde o propósito.
Se entendemos pecado como sair do propósito de Deus entendemos que pecado é também deixar de fazer o bem, deixar de testemunhar de Jesus. Vêja o que diz Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."
Quantas vezes damos muita ênfase em guardar-se incontaminado do mundo mas na hora de fazer algo para os necessitados pecamos (saímos do alvo) por omissão.
A Igreja no princípio entendia que Jesus deu uma ordem para que pregassem o evangelho. Se não fizessem isso estariam em desobediência.
Quando os apóstolos foram proibidos de pregar, eles tiveram que escolher entre desobedecer a ordem de Jesus para que fossem e fizessem discípulos ou desobedecer a ordem das autoridades desse mundo.
Atos 4
18 E, chamando-os, disseram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem, no nome de Jesus.19 Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;
Eles escolheram pagar o preço de ser cristão. O quanto te custa ser cristão? O que você já perdeu por pregar a Cristo?
A Igreja entendia evangelismo como mandamento. Entendia que se não fizessem estariam pecando. Hoje somos muito compreensivos muitas vezes com aqueles que não fazem e apresentam os motivos mais absurdos.
A partir desses dias vou postar textos sobre a ação social da Igreja levando o evangelho com obras de justiça. Aquele que pode fazer o bem e não faz peca.