sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Igreja: a invenção de Deus para nos podar



João 15:1-2, v.6,7
A passagem sobre a videira e os ramos é um símbolo da nossa conexão com Cristo. Ninguém está conectado a Cristo, sem estar conectado à Igreja. Isoladamente eu posso dizer que sou templo, sou santuário, mas a coletividade é a Igreja. Você sozinho é parte da Igreja.

 I Co 12:26,27 diz que sozinhos somos membros, sozinhos não sou corpo de Cristo.
Todo corpo de alegra junto, sofre junto, cuida dos novos convertidos. Consolidar na fé, significa cuidar desde a conversão, ensinar os primeiros passos. Doar o nosso tempo, a coisa mais preciosa que temos.
Creio ser mais eficaz incluir os novos convertidos na comunhão da Igreja do que trazer muito conhecimento ou experiência. Se ele tiver relacionamentos sadios ele terá suas experiências com Deus, mas muitos enfraquecem na experiência porque não tiveram bons relacionamentos.

As pessoas têm necessidades no espírito, mas também na alma e no corpo. Precisamos nos encontrar pra transmitir vida (I Ts 2:8). Um alcoólatra ao se converter pode ter parado de beber, mas quem sabe sinta falta do ambiente de “comunhão” que o bar lhe dava. 

Imagino que um saco de batatas pode simbolizar união, agora unidade seria um purê com essas batatas, onde não há mais lugar para individualismo. “Minha vida” e “sua vida” dão lugar para a vida em comunhão. Para nossa célula/Igreja viver um purê de batatas é necessário tirar a casca (aparência), ou seja, criar um ambiente de aceitação onde não se tem vergonha dos seus erros. Se os que me seguem sabem que eu falho, mas mesmo assim sou cheio do Espírito, eles podem crer que Deus vai usá-los mesmo enquanto ainda estão sendo aperfeiçoados. Tirada a casca, a batata é exposta a água (palavra) e ao fogo (Espírito).  Não daria certo queimar a batata no fogo, mas estando ela na água ela não percebe que está sendo afetada pelo fogo. Sua essência é transformada e então as batatas podem ser misturadas. Não temos que ficar lamentando quando não chegam visitantes em nossas reuniões, temos que ganhar e cuidar dos que já estão ali, quem chegar vai se sentir a vontade num grupo que já possui relacionamentos. Não podemos ser apenas ajuntamentos de pessoas que não se veem nunca fora daquela reunião.

Quantas vezes dizemos que na Igreja Primitiva eles tinham tempo pra essas coisas e nós não, mas não podemos querer os resultados da Igreja Primitiva se não vivermos os princípios. Hebreus 10:24 e 25 fala de exortarmos uns aos outros, animarmos, encorajarmos. Isso significa congregar. Sentar num banco domingo a noite, ouvir a Palavra e ir embora não é congregar. Congregar envolve ter compromisso com as pessoas com as quais congrego.

Às vezes as pessoas não se entregam ao cuidado da Igreja porque vê erros nela. Há erros nos líderes, nos discipuladores, na Igreja, mas há erros em todos os relacionamentos humanos. Como se erra mais em relacionamentos? Quando nos aproximamos de pessoas pelo que elas podem nos dar. No mundo quantas vezes um rapaz se aproxima de uma moça por sexo. Ou alguém busca conhecer outro por dinheiro ou poder. Na Igreja muitos também se aproximam em busca de poder, em busca do que esse relacionamento pode nos dar. Jesus disse que mais bem-aventurado é quem dá, do quem recebe. Discipule , cuide, ame, sem buscar nada em troca. 

Às vezes queremos o elogio dos nossos líderes, por isso trabalhamos. Na verdade são frustrações profissionais mal resolvidas. É no ambiente do trabalho que o homem deve ter sua auto estima elevada. Fez um bom trabalho, quer elogio. Na Igreja não fazemos para homens. Não é essa nossa recompensa. Às vezes líderes cuidam de pessoas e esperam como compensação que serão amadas, honradas. Líderes com carência na família querem substituir o filho, o pai, o cônjuge por um amigo/discípulo que não tem obrigação de lhe suprir em nada. Deus nos chamou pra abençoar. Creio que é bíblico honrar quem me abençoa, mas se não fizerem isso pra mim em troca, eu continuarei fazendo pelo Senhor. Não podemos fugir do ambiente de trato que é a Igreja/discipulado só porque há erros nos relacionamentos humanos. Certa vez ouvi alguém dizer que quando ficou internado, ele conheceu todas as rachaduras da parede do hospital. Sabemos dos problemas da Igreja porque estamos “internados” nela. Ela é a melhor invenção de Deus pra nós.

Ser discipulado é ser podado. Congregar é ser podado. É melhor que Deus corte coisas em nós do que nos cortar completamente. É necessário que o discípulo fale a verdade. Quem quer cargo na igreja só conta sucesso, quem quer santidade conta suas fraquezas. Às vezes me perguntava por que nem todo mundo era profundo com seus líderes. Uma das razões que encontrei é o medo do discípulo de ter sua vida exposta além do ambiente do aconselhamento, ou simplesmente o medo dos líderes não serem mais os mesmos com ela. Às vezes escondemos coisas com medo de que nossos líderes nos tratem diferente depois que eles souberem. Precisamos dar às ovelhas de Jesus um ambiente de confiança e aceitação para que elas sejam de fato tratadas, podadas.

Tem muita coisa boa acontecendo na Igreja, mas até aquele que dá fruto é podado para dar mais fruto ainda. Permita que Deus te pode com as palavras desta mensagem.