terça-feira, 24 de novembro de 2009

Compromisso





Temos ouvido nestes dias sobre CULTURA DO REINO. Sobre a necessidade de refletirmos se nossas práticas estão realmente alinhadas com o padrão bíblico de santidade.

Um dia eu também resolvi me questionar sobre a prática de relacionamento entre solteiros na Igreja, o chamado NAMORO. Então eu e Camila, hoje minha esposa, resolvemos renunciar ao modelo de namoro e estabelecer um compromisso até o casamento.

Creio que o compromisso é parte do estabelecimento de uma contra-cultura aos padrões deste mundo.

Quero aproveitar este espaço pra fazer pensar sobre este assunto, caso você nunca tenha pensado nisso dessa forma. Namoro faz parte daquelas práticas que consideramos tão pessoais e que ninguém poderia tocar. Permita-se questionar isso. Eu fui confrontado na minha maneira de viver, não que tivesse um relacionamento “que não poderia me aguentar”, mas porque queria mesmo ser radical. Conheci o compromisso através da Débora da INSEJEC que com seu estilo de vida nos ensina sobre santidade.

Deixo um fragmento do texto publicado no link:

http://www.agenciauva.com.br/?p=423

Por Emanuelle Bezerra . 6º período . Jornalismo Digital

“Felipe Mouta e Camila Campos se conhecem desde os 11 anos. Ele gosta dela desde os 14. Ela chegou a esnobá-lo um pouquinho mas quando fizeram 17 anos começaram a namorar. Namorar? Bem os dois dizem que namoraram sete meses como o convencional, mas, a partir daí, como tinham o desejo de casar virgem (isso mesmo, os dois!) preferiram pegar leve nos carinhos e se abstiveram até mesmo do beijo na boca no tempo que se seguiu. Foram três anos e cinco meses se olhando, se desejando e se guardando. Após quase cinco anos de relacionamento, aos 22 anos, eles se casaram, virgens, como tanto queriam.

O mais incrível é que eles não são uma aberração ou os únicos na face da terra. Felipe e Camila descobriram este novo jeito de se relacionar com uma amiga do casal, Débora Araújo, que mesmo sendo mais velha que Camila, ao se relacionar pela primeira vez com alguém, decidiu se manter virgem até o casamento e escolheu por não ter carinhos que pudessem a levar a “cair em tentação”. Débora tem 27 anos e pretende cumprir seu propósito de se manter pura até o casamento. Para isso ela está disposta a não beijar a pessoa com quem terá um compromisso para casar. São valores estranhos a muitos, mas que estão sendo difundidos em todo o mundo.

O site de notícias G1 publicou uma reportagem contando a história de um casal em Chicago que se beijou pela primeira vez no dia do casamento. Diziam que se viessem a se beijar, não iriam conseguir manter o voto que fizeram um ao outro e a Deus também. Para os adeptos do “compromisso”, ou de fazer a corte como nos tempos antigos, valorizar seus princípio - que na maioria das vezes estão ligados à religião - vem antes do prazer puramente carnal. O que importa não é a idade, mas a convicção."(...)