segunda-feira, 30 de novembro de 2009

CRESCER E FAZER CRESCER

Fui impedido de postar neste final de semana mas hoje vou contar um pouco da experiência do final de semana passado.

Sábado no batismo do MATF eu conversei com o Marcinho, nosso irmão aqui da congregação. Ele me contou que na infância alguém lhe disse para não ficar jogando bola sempre com os mesmos. Se quisesse aprender tinha que jogar com quem jogasse mais que ele.

Pensei então sobre a necessidade de “jogarmos”, ou seja, reconhecermos quem possui um dom especial para nos acrescentar e andarmos com ele. Se desejamos atuar eficazmente no ministério temos que, como disse uma vez o apóstolo Renan: “saber dosar o crescer e o fazer crescer.”

É possível que estejamos buscando o crescimento procurando aqueles que “jogam” mais e não discipulando, ou o contrário, discipulando mais não andando com referenciais para nosso crescimento.

Então a posição que precisamos buscar é o equilíbrio entre o crescer e o fazer crescer! Essa é nossa missão!

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

PRATICANDO A HOSPITALIDADE




“E no dia imediato chegaram a Cesárea. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos”. (ATOS 10:24)

No princípio das células no MATF tinha a impressão que os cristãos locais não tinham costume de receber pessoas em estranhas em suas casas. Hoje com as reuniões nas casas esse costume de receber pessoas, relacionar-se mais facilmente, ser hospitaleiro tem sido cultivado. Há dias nos quais chego a sentir falta quando não estamos reunidos uns com os outros.
Nas células fazemos reuniões informais. Chamamos de evento de colheita a reunião que tem um propósito bem definido: ganhar vidas para Jesus. Assim, estes eventos não serão para nos divertir, mas precisam ser pensados para serem como uma “isca” para que os incrédulos venham e sejam alcançados.
No texto bíblico acima lemos sobre Cornélio que é um exemplo para os anfitriões. Ele esperou Pedro e não esperou sozinho, pelo contrário, convidou seus amigos e parentes mais íntimos.
Devemos convidar os parentes, amigos que ainda não conhecem Jesus para nossas casas com o fim de ouvirem a Palavra. Para convidar é preciso ter a EXPECTATIVA que Cornélio tinha. Ele não esperou Pedro como alguém que fosse falar qualquer coisa. Ele esperava que Pedro trouxesse Deus para ele. Trouxesse aquilo que sempre esperou e não conhecia. A razão pela qual alguns de nós não convidamos ninguém talvez esteja em que não temos expectativa de nada.
Vamos desenvolver uma grande expectativa. E, na sua casa, vai acontecer o que aconteceu na casa de Cornélio:
“E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouviam falar línguas, e magnificar a Deus. Respondeu, então, Pedro: Pode alguém porventura recusar a água, para que não sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo? E mandou que fossem batizados em nome do Senhor”.(ATOS 10:44-48)

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

GANHANDO ATRAVÉS DE RELACIONAMENTOS- parte 2

TEXTO PRINCIPAL: GÊNESIS 4:1-14

Nesta passagem de Gênesis lemos a história da primeira família bem como a do primeiro assassinato de um homem. Quando Deus pergunta a Caim “Onde está o seu irmão?” (v.9), Deus está chamando um irmão a ter responsabilidade sobre o outro. O surpreendente é a resposta que Caim dá a Deus: “Não sei, acaso sou eu tutor [ama seca em algumas versões ou mãe-de-leite trazendo pros nossos dias] do meu irmão?”
Na verdade Deus pediu contas a Caim porque ele deveria sim saber do seu irmão. Hoje Deus pede contas a sua Igreja: “Onde estão os seus irmãos?” e muitos de nós respondemos talvez “NÃO SEI, isso não é responsabilidade minha!” Ou “Isso é com os pastores.”
Em Efésios 4:11 diz que Jesus estabeleceu também pastores na Igreja para que ele capacite os santos para a obra do ministério. Ou seja, são os cristãos que irão fazer a obra de pastorear uns aos outros.
Rick Joyner em seu livro “A Colheita” diz: “Até mesmo o pastor não é apenas chamado para guiar pessoas, mas para produzir na Igreja o Espírito do Pastor, que atua no sentido de que todos nos tornemos guardadores de nossos irmãos.”
Em Hebreus 10:25 diz: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.”
Nestes últimos dias a Igreja não pode deixar de se congregar porque é através da congregação que somos pastoreados, animados, repreendidos encorajados não somente pelos cinco ministérios, mas uns pelos outros.
Vamos buscar aqueles que se afastaram tendo em nós o sentimento que são nossos irmãos. Muitos não precisam de versículos, de palavras mas de nosso relacionamento.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Compromisso





Temos ouvido nestes dias sobre CULTURA DO REINO. Sobre a necessidade de refletirmos se nossas práticas estão realmente alinhadas com o padrão bíblico de santidade.

Um dia eu também resolvi me questionar sobre a prática de relacionamento entre solteiros na Igreja, o chamado NAMORO. Então eu e Camila, hoje minha esposa, resolvemos renunciar ao modelo de namoro e estabelecer um compromisso até o casamento.

Creio que o compromisso é parte do estabelecimento de uma contra-cultura aos padrões deste mundo.

Quero aproveitar este espaço pra fazer pensar sobre este assunto, caso você nunca tenha pensado nisso dessa forma. Namoro faz parte daquelas práticas que consideramos tão pessoais e que ninguém poderia tocar. Permita-se questionar isso. Eu fui confrontado na minha maneira de viver, não que tivesse um relacionamento “que não poderia me aguentar”, mas porque queria mesmo ser radical. Conheci o compromisso através da Débora da INSEJEC que com seu estilo de vida nos ensina sobre santidade.

Deixo um fragmento do texto publicado no link:

http://www.agenciauva.com.br/?p=423

Por Emanuelle Bezerra . 6º período . Jornalismo Digital

“Felipe Mouta e Camila Campos se conhecem desde os 11 anos. Ele gosta dela desde os 14. Ela chegou a esnobá-lo um pouquinho mas quando fizeram 17 anos começaram a namorar. Namorar? Bem os dois dizem que namoraram sete meses como o convencional, mas, a partir daí, como tinham o desejo de casar virgem (isso mesmo, os dois!) preferiram pegar leve nos carinhos e se abstiveram até mesmo do beijo na boca no tempo que se seguiu. Foram três anos e cinco meses se olhando, se desejando e se guardando. Após quase cinco anos de relacionamento, aos 22 anos, eles se casaram, virgens, como tanto queriam.

O mais incrível é que eles não são uma aberração ou os únicos na face da terra. Felipe e Camila descobriram este novo jeito de se relacionar com uma amiga do casal, Débora Araújo, que mesmo sendo mais velha que Camila, ao se relacionar pela primeira vez com alguém, decidiu se manter virgem até o casamento e escolheu por não ter carinhos que pudessem a levar a “cair em tentação”. Débora tem 27 anos e pretende cumprir seu propósito de se manter pura até o casamento. Para isso ela está disposta a não beijar a pessoa com quem terá um compromisso para casar. São valores estranhos a muitos, mas que estão sendo difundidos em todo o mundo.

O site de notícias G1 publicou uma reportagem contando a história de um casal em Chicago que se beijou pela primeira vez no dia do casamento. Diziam que se viessem a se beijar, não iriam conseguir manter o voto que fizeram um ao outro e a Deus também. Para os adeptos do “compromisso”, ou de fazer a corte como nos tempos antigos, valorizar seus princípio - que na maioria das vezes estão ligados à religião - vem antes do prazer puramente carnal. O que importa não é a idade, mas a convicção."(...)

domingo, 22 de novembro de 2009

REFLETINDO SOBRE O OFÍCIO DE EVANGELISTA- PARTE 3

O MINISTÉRIO EVANGELÍSTICO MOVENDO-SE NO SOBRENATURAL

DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS

“E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém
para Gaza, que está deserta. E levantou-se, e foi...” (ATOS 8:26, 27)
Filipe precisava de discernimento. Como saber que era um anjo de Deus, se estava tirando-o de uma obra tão bem sucedida em Samaria?
Depois ele ouviu o Espírito testificando em seu espírito.
“E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro”.(ATOS 8:29)
Todos queremos viver o sobrenatural, mas quantos estão dispostos a obedecer. Jesus operou seus principais milagres fora de Nazaré. Ele era um filho obediente. Queremos o respaldo do Pai com a pregação sobrenatural do evangelho, mas isso virá como resultado do nosso esforço em obedecer.
Filipe saiu de Samaria para o deserto a pé. Devia ser quente de manhã e frio à noite. Não sabemos quanto tempo levou.
Depois que encontrou o eunuco ainda teve que caminhar na areia para alcançá-lo.
“E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou
o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto, e, indo passando, anunciava o Evangelho em todas as cidades, até que
chegou a Cesaréia”.(ATOS 8:39, 40)
Um dos momentos mais sobrenaturais da Bíblia é este. Um homem foi “tele-transportado”! Creio que Deus viu o esforço de Filipe obedecendo e indo ao deserto, depois correndo atrás da carruagem e pensou: “Se eu mandar ele ir andando ele vai mesmo, então eu vou poupar meu filho, vou levá-lo sobrenaturalmente”. Ou você acha que Deus levaria alguém que talvez não quisesse ir para onde Ele quisesse? Queremos viver o sobrenatural? Então nossas vontades devem ser submetidas à vontade do Pai.


Essas são algumas reflexões que tenho desenvolvido nestes dias, sobre o chamado deste ofício. Espero ter compartilhado e ajudado na sua edificação leitor.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

REFLETINDO SOBRE O OFÍCIO DE EVANGELISTA - PARTE 2

Nas nossas reflexões estávamos desfazendo alguns erros de entendimento sobre o ofício. Vamos continuar quebrando outros equívocos:

• O evangelista não ensina bem! Não sabe muito da Bíblia!
NÃO! Vamos ver o ministério de Filipe em Atos. Não temos dificuldade em chamá-lo de evangelista porque assim o chamaram em Atos 21:8.
(Atos 8:35) “Então Filipe, abrindo a sua boca e começando nesta escritura, lhe anunciou a Jesus”.
Começou nesta escritura e passou por muitas outras escrituras. Como todo cristão, aqueles que tem a chamada devem amar a Palavra. Claro que o enfoque maior será Cristo. Os evangelistas precisam falar bem sobre Jesus. O mito de evangelista não saber da Bíblia vem do fato de muitos novos convertidos fluírem no evangelismo, nada contra isso se forem pastoreados. Não precisamos saber muita coisa pra começarmos a testemunhar. Com o que já vivemos, nosso testemunho de vida, podemos testemunhar, porém O CONHECIMENTO DA PALAVRA NÃO PODE SER DESPREZADO. Eu creio que a unção evangelística geralmente é a primeira que flui na vida de um novo convertido. O problema é pensarmos que só por ele ser eufórico e ativo no ministério ele já está maduro. Todos precisam crescer na Palavra.
• O evangelista tem dificuldade no trabalho secular porque é chamado para deixar tudo para a “obra missionária”.
Todo Cristão é um missionário no lugar onde Deus o plantou. Quantas vezes ouvi ministros reclamarem do trabalho e quando falam do ministério dizem: “O ministério é meu porto seguro!” Esse entendimento separa o trabalho do ministério, mas creio que neste tempo Deus tem levantado ministros no Mercado de trabalho. Meu trabalho deve ser o primeiro lugar do ministério evangelístico.

(II CORÍNTIOS 5)
(v. 18) E tudo isto provém de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da
reconciliação;
(v. 19) Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em a
palavra da reconciliação.
(v. 20) De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte
de Cristo que vos reconcilieis com Deus.
Deus roga por meio de nós para que as vidas do nosso trabalho secular se salvem. Uma dica para evangelismo no mercado é corrermos na velocidade deles. Filipe, em Atos 8, foi correndo na areia do deserto para poder conversar com o Eunuco. Um erro é parar a pessoa e dizer: “Posso te dar uma palavrinha?” Corra com ela. Seja o melhor no mercado e durante o trabalho efetue seu ministério.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

REFLETINDO SOBRE O OFÍCIO DE EVANGELISTA – PARTE 1

EFÉSIOS 4)
(v.11) “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
(v.12) com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.
(v.15)... seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo [INCLUI CRESCIMENTO NUMÉRICO] naquele que é a cabeça, Cristo,
(v.16) de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”
DESFAZENDO ENTENDIMENTOS ERRADOS SOBRE O MINISTÉRIO DO EVANGELISTA:
Evangelistas são somente para pregar o evangelho ao mundo, não tem nenhuma tarefa com a congregação!
NÃO! Todo cristão tem uma tarefa para com o mundo. O ofício de evangelista ativa o ministério evangelístico dos santos para o mundo. Ele não opera tudo sozinho. Será impossível pregarmos o evangelho para todas as nações, se só
os que têm ofício de evangelista o fizerem. Note que o verso 8 de Efésios 4 fala que Cristo deu dons, mas a palavra MINISTÉRIO se refere ao serviço dos santos. Conclusão: O dom ministerial de evangelista prepara os santos para o desempenho do ministério evangelístico de cada santo no corpo de Cristo.
Evangelistas trabalham sozinhos, não dá pra ficar esperando os outros se envolverem porque ninguém se interessa por este ministério se não tiver a “chamada”!
NÃO! Não devemos desistir de envolver todos os cristãos. Quando comecei os projetos evangelísticos, alguns me alertaram que não era pra eu desanimar se poucos comparecessem. Por todo lugar que eu vá sempre ouço os responsáveis por evangelismo dizendo que são poucos que se interessam pela área. Cheguei a aconselhar um líder dizendo que era até bom que a congregação dele não saísse porque estavam doentes, em pecado, frios e iam gerar filhos doentes porque é impossível que uma congregação sadia não se envolva na salvação dos perdidos.
Logo, entendo que precisamos também ser exortados pelos profetas, ensinados pelos mestres, etc. Tendo uma equipe curada será fácil ativá-los no evangelismo. Os ofícios devem operar juntos.
Toda pessoa precisa de paternidade e os evangelistas também. Em Efésios 4:7 diz que cada um recebeu uma medida.
O que todos os ministros precisam saber é que cada um recebeu UMA MEDIDA. Não recebemos tudo. Não podemos operar tudo. Eu preciso saber até onde eu posso estar e quando é tempo de outro ministério entrar. Um exemplo é do evangelista Filipe em Samaria. Ele pregou até o batismo de João depois saiu para uma nova missão que o Espírito tinha pra Ele. Os apóstolos vieram para completar a missão, que ele não havia dado continuidade, não por não saber fazer, mas porque atendeu a uma outra direção. Quantos ministros hoje são capazes de abrir mão de uma obra que está dando certo, no auge, para atender a uma pessoa no deserto e confiar que outro terá outra medida de Cristo para completar. Existem evangelistas na função de pastor. Por um tempo pode funcionar, mas chega a hora que a congregação vai precisar do ofício pastoral. Não se trata de uma unção maior ou menor, mas diferente. Volto a frisar: NINGUÉM RECEBEU TUDO, CADA UM NA SUA PARTE OPERA O CRESCIMENTO DO CORPO (Efésios 4:16). E todo evangelista deve ativar na congregação o CHAMADO DE TODOS OS CRISTÃOS.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

“Digo porém que, enquanto o herdeiro é menor de idade, em nada difere de um escravo, embora seja dono de tudo”. (Gálatas 4:1)
A Palavra de Deus é responsável pelo nosso desenvolvimento e crescimento espiritual. Assim como acontece com o alimento físico, se alguém não tem fome está doente, assim é com o espiritual. Quem não tem fome e não se alimenta espiritualmente está condenado a ser menino em Cristo para sempre. (Ler Efésios 4:14 e 15)
Devemos ouvir a Palavra independentemente de quem seja o ministro. Quem não ouve é menino e pode até ser herdeiro de Deus, mas não vai usufruir da Casa do Pai, pois de acordo com Gal 4:1 o bebê espiritual em nada difere do escravo. Existe um tempo para ser bebê – assim que nascemos, mas desistir de crescer para viver uma vida medíocre, ou para continuar sendo parte de um grupo é loucura. Não falo de quem é mesmo um recém-nascido, mas de quem já tendo tempo de ser mestre ainda é menino.
Precisamos compreender o valor da Palavra em nossas vidas:
- A Palavra de Deus criou o mundo (Gn. 1:1)
- Jesus foi chamado de Palavra. Ele é a própria Palavra (João 1:1)
- A Palavra nunca volta vazia (Isaías 55:11)
- A Palavra de Deus tem um valor para vida do jovem (Salmo 119: 9)
- A Palavra serve para resistir a tentação (Salmo 119:11 e Mateus 4).
Jesus não venceu as tentações porque era o Filho de Deus, mas sim porque como homem conheceu a Palavra de Deus. Aos 12 anos ensinava a Palavra no meio dos mestres (Lucas 2:47 e 48). Ele resistiu com a Palavra porque era disso que alimentava seu espírito – não só de pão viverá o homem, mas da Palavra. A carne com certeza viverá de pão, mas Jesus diz que o homem interior, o espírito precisa da Palavra. Se você medita na Palavra (se alimenta dela) manterá puro seu caminho, mesmo sendo jovem como Jesus um dia foi.
Na parábola do semeador (Mateus 13 – ler), Jesus ensina que o diabo não está interessado em roubar bens ou dinheiro ou coisas materiais. Ele quer tirar a Palavra (semente) de você. O versículo 15 nos apresenta uma realidade muito triste ao falar de um povo que, embora esteja sempre ouvindo, não entende, não se converte e não é curado.
Em Oséias 4:6 o Senhor declara: “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento”. Não deixe o diabo roubar aquilo que de mais precioso o Senhor tem lhe dado – Sua Palavra!

Crescer espiritualmente tem de ser sua prioridade!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SOMOS A JUSTIÇA DE DEUS

“Aquele que não conheceu pecado [Cristo], ele [Deus Pai] o fez pecado por nós; para que, nele [em Cristo], fôssemos feitos justiça de Deus”. (II Coríntios 5:21)
Neste texto vemos duas coisas : Deus retirou o pecado que havia em mim e colocou sobre Jesus. Não apenas isso, mas da mesma Justiça que estava sobre Jesus colocou sobre mim. Isto é verdadeiramente substituição. Deus me vê como via a Jesus. Ouve as minhas orações como se fossem as de Jesus no sentido de justificação. Sou justo como Jesus era justo.
Certo dia uma pessoa me disse com lágrimas nos olhos: "Que raiva! Se eu pudesse voltar no tempo eu não teria feito o que fiz, mas agora já era". Meu coração se encheu de compaixão por pensar que muitos irmãos, como este, mesmo sendo convertidos e decididos contra o pecado, já andando em santidade, ainda acham que no fundo nunca serão tão santos quanto aqueles que nunca foram para o mundo. Se sentem “pecadores perdoados” e sempre carregam rótulos de "ex-isso" ou "ex-aquilo". Então me lancei a estudar o que a palavra fala sobre a nossa nova vida em Cristo.
Cristo, na nova vida, não nos chama de “pecadores perdoados”. Isso seria a mesma coisa que dizer que existe um "sujo limpo". Ou se é pecador ou se é perdoado e não precisamos carregar o rótulo do que já fomos.
"Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira." (Romanos 5:6-9)
O pecado é um acidente na nova vida. Deus nos chama de justificados e não de pecadores. Faça esta declaração:
Justiça de Deus é a condição de estar diante de Deus sem culpa, medo ou condenação, chamando Deus de Pai como se o pecado nunca tivesse acontecido.
“Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Romanos 8:1)
Pense nessas coisas. Viva a verdade da Justificação e leve outros a essa condição!

domingo, 15 de novembro de 2009

GANHANDO VIDAS ATRAVÉS DE RELACIONAMENTO

“Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amados por nós”. (I TESSALONICENSES 2:8)

O apóstolo Paulo, neste texto, mostra que desejava não apenas passar o evangelho, mas também a sua própria vida para seus discípulos. Falar de Cristo é uma transmissão da sua maneira de viver como cristão. Para ganharmos vidas precisamos ser próximos dos pecadores e, ao mesmo tempo, diferentes nas práticas. Precisamos nos relacionar.

A mulher Samaritana de João capítulo 4 também é um exemplo de que evangelismo é uma transmissão de vida. Ela é uma figura de quem nós éramos: pecadores. No entanto, nosso anseio era só saber de uma coisa: como adorar. Assim os pecadores estão: famintos para conhecer o PAI. Jesus não precisou pregar um texto complicado. Ele só pediu para ela lhe dar água, ignorando o preconceito.

A Igreja precisa ser ensinada a se relacionar e convidar pessoas que todos tratam com preconceito. Não será uma pregação, mas simples gestos como pedir um copo d’água, almoçar junto, etc, que serão úteis para desenvolvermos relacionamentos com as pessoas e, assim, tocarmos em suas necessidades mais profundas.

Outro exemplo de evangelismo de relacionamentos foi Zaqueu que foi impactado pelo fato de Jesus desejar estar em sua casa. Não houve pregação, só relacionamento.

“Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e lhe disse: Zaqueu, desça depressa. Quero ficar em sua casa hoje”. (Lucas 19:5)

Veio salvação àquela casa. A santidade de Jesus fez Zaqueu se arrepender dos seus pecados. Ainda hoje é assim. Se um filho de Deus, santo, se aproxima de um pecador e mostra interesse pela sua vida, automaticamente ele é constrangido pelos seus pecados.

Da mesma maneira como Jesus operou como evangelista nestes dois exemplos, devemos nos manifestar também.

“Assim como me enviaste ao mundo, eu os enviei ao mundo”.(João 17:18)

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós. Vimos a sua glória, glória como do unigênito vindo do Pai, cheio de graça e de verdade”. (João 1:14)

Jesus foi enviado em carne. Assim ele nos envia para que não sejamos frios, artificiais, mas nos manifestemos em carne, como seres humanos que amam as pessoas no mundo.

Aproxime-se do perdido se deseja alcançá-lo!

sábado, 14 de novembro de 2009

AS SANDÁLIAS DO EVANGELHO DA PAZ




“Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, (...) mantenham-se firmes (...) calçados os pés na preparação do evangelho da paz; (Efésios 6: 11-15)

Poucos sabem, mas é no dia mau que experimentamos as maiores lições que nos deixam firmes, inabaláveis. Paulo escreveu mais da metade do Novo Testamento, e uma boa parte escreveu estando preso injustamente.
“E, logo que chegamos a Roma, o centurião entregou os presos ao capitão da guarda; mas a Paulo se lhe permitiu morar por sua conta à parte, com o soldado que o guardava.” (Atos 28:16)
Talvez observando este soldado Paulo produziu este ensino tão conhecido no nosso meio – A ARMADURA DE DEUS.
Vamos pensar na parte que era necessária para revestirmos os pés: as sandálias do evangelho da Paz. Os pés, geralmente, na Bíblia se associam à pregação do evangelho:
“Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!” (Isaías 52:7)
Entendendo que os pés simbolizam a pregação do evangelho, o que o apóstolo Paulo quis dizer com Evangelho da Paz?
Em Colossences 1:20 Paulo afirma: “E que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.”
Ter feito a paz significa que não havia a paz. Havia inimizade entre o homem e Deus; e em Jesus haveria a reconciliação da terra com o céu.
Devemos pregar o evangelho da paz – o evangelho da reconciliação. Calce as sandálias do evangelho da Paz. O céu não está separado da terra. Deus não está inacessível ao homem. Jesus fez a paz que não havia pelo seu sangue.
Dê oportunidade de um incrédulo crer e se converter através do evangelho da Paz. Fale com quem você ainda não falou. Calce suas sandálias!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

PALAVRAS PARA ENCORAJAR SEUS FILHOS - Sê Forte e corajoso!





Lembro de quando meu pai se converteu e gostava de repetir determinados textos da Palavra. Fazia como diz em Deuteronômio 6:7 “tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

Muitos pais não sabem o poder que pode ter o ensino da sua prática de vida sobre seus filhos. Colocam a responsabilidade no pastor se os filhos não aprendem adoração, por exemplo. Na verdade, creio categoricamente que adoração se aprende em casa e quando não somos instruídos lá às vezes podemos demorar pra aprender em outro lugar pois não há referencial de líder superior a um pai. Aprendemos o que ele diz e também o que ele faz. Aprendemos até aquilo que reprovamos. Podemos estar repetindo as ações que condenamos nos nossos pais, afinal existe um princípio: “o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz”. Sabemos quão difícil é se livrar de modelos errados.

Falo para pais naturais e espirituais. As palavras que falamos podem encher de ânimo nossos filhos.

Meu pai me acordava pra escola colocando sua mão em meu peito e dizendo: “Esforça-te, tem mui bom ânimo! O Senhor é contigo!” Eu não ligava pra aquilo. Com sono, na verdade, até reclamava.
Em 2008, quando fui ungido como evangelista estava atento às palavras liberadas sobre mim mas nenhuma teve tanto impacto quanto do meu pai que me abraçando disse: “Esforça-te...tão somente esforça-te!”
Não sabia que dificuldades enfrentaria mas neste ano de 2009 quando passei pela maior dor que já experimentei eu lembrei de novo das palavras que não me deixam parar NUNCA.

SÊ FORTE E CORAJOSO, PORQUE TU FARÁS ESTE POVO HERDAR A TERRA QUE, SOB JURAMENTO, PROMETI DAR A SEUS PAIS. (JOSUÉ 1:6)

Ensinos que ficam...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Projeto "Estive em sua casa"



Vou aproveitar o espaço deste blog para explicar um pouco como funciona este projeto de desenvolvido no Ministério Apostólico Terra Fértil.

Em um dia, os discípulos se reúnem para entrar numa comunidade e se oferecem para orar pelas casas, voltando nas mesmas por mais três semanas.

As casas visitadas são marcadas com um adesivo dizendo: “ESTIVE EM SUA CASA”, para que outros da equipe identifiquem quem já foi visitado.

O objetivo é que depois de um tempo todas as casas tenham sido visitadas.
Entendemos que não devemos esperar até que eles venham à congregação, mas devemos ir até eles.

Mesmo que nem todos se decidam, pelo menos todos terão tido a oportunidade de ouvir à Palavra.

Começamos pelo bairro de “VILA DO CÉU”. Hoje, (em 2009) 314 famílias foram visitadas por uma equipe de filhos de Deus que estão se manifestando, tendo alcançado 60% da nossa meta inicial.

No dia 07/09/2009 o bairro foi impactado pelo “Estive em Seu Bairro” um dia com passeio de bicicleta, ação social e um show evangelístico.

Também a igreja do “LARGO DO CORREIA” começou a fazer o projeto no local chamado “CAMINHO DA RAZÃO”.

Nota 1: Este projeto foi originalmente idealizado pelo “Projeto Vida em Pinheiral”, Congregação filha de Volta Redonda com o nome "Eu vou à sua Casa".
Nota 2: Dados atuais - Os primeiros 2000 adesivos acabaram e ainda famílias são visitadas pela equipe Pés Velozes e na igreja do Largo do Correia. Um município no sertão da Bahia já foi visitado e em breve será a vez de Salvador/BA.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

A IGREJA NOS LARES - Um pouco que aprendi de T.L. Osborn

Reunião da nossa célula

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E, todos os dias, acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. (Atos 2:46 e 47)

Na Igreja de "Atos" era comum a prática de dois tipos de evangelismo - o evangelismo de massa e o pessoal. Com esta prática todos os dias a Igreja crescia. Podemos considerar então que ganhar no mínimo 365 vidas por ano é um crescimento mínimo para termos como meta, porque todos os dias o Senhor acrescentava.

Hoje temos nos concentrado nas reuniões de massa, mas para vivermos novamente este grande mover precisamos restaurar o fundamento do EVANGELISMO PESSOAL. Temos evangelizado dentro do templo. Desejamos que as pessoas aceitem o convite de irem ao templo.

Se estudarmos o livro de Atos, perceberemos que as pessoas eram convidadas a Cristo e depois para o templo e não ao templo e depois para Cristo. Se elas só puderem ouvir de Jesus por alguém que fala no microfone estaremos limitando o evangelho de chegar para aqueles que nunca irão ao templo. Hoje, os cristãos parecem ter desaprendido a falar de Jesus e tudo que fazem é convidar para ouvir outro pregar. Na Igreja de Atos cada discípulo era um ministro.

Muitos hoje estão esperando “estarem preparados” para falar de Jesus. Na verdade se você já aceitou Jesus, você já pode falar de Jesus, mesmo que não saiba nenhum versículo da Bíblia. Não que conhecimento deva ser algo para se desprezar, mas evangelismo é falar do que Cristo fez em sua vida. Se nos calamos é porque não temos tido experiência nenhuma.

A realidade é que os incrédulos não vão ao templo! Isso parece óbvio, mas precisamos saber que quando algum ímpio aceita ir ele já está sinalizando sua decisão. Porque todo incrédulo pensa: "IGREJA É LUGAR DE CRENTE".

Através das reuniões nas casas temos a oportunidade de fazer uma reunião informal, que pode atrair seus amigos e parentes. É o que fez Cornélio como exemplo de um bom anfitrião.
“E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos”.(Atos 10:24)

Em Atos vemos a Igreja sendo perseguida nas casas. “E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão”.(Atos 8:3)
Se Saulo assolava a Igreja entrando pelas casas nós também vamos assolar o inferno entrando pelas casas tirando as famílias das mãos do inimigo! Depois de se converter, Saulo entendeu a importância de conquistar nas casa através do evangelismo pessoal. “Como nada, que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas...” (Atos 20:20)

Todos temos metas profissionais, familiares etc. Eu te desafio a ter metas de vidas pra conquistar pro Reino. Quem são seus alvos? Quem você tem abordado e orado?

Você é ministro! Restaure o Evangelismo Pessoal em sua vida!