segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CARACTERÍSTICAS DA AMIZADE NO CASAMENTO






Dia 19/12/2009 completei dois anos de casado. Dedico esta parte do blog à minha amada esposa Camila. Quando pensava que já tínhamos uma tremenda unidade, ela se mostrou incansável. Com suas palavras doces, seu sorriso lindo e estando muitas vezes em silêncio ao meu lado me ajudou a suportar todas as adversidades. Lembro de quando ela cantava pra mim. Ainda canta! Lindamente! Também tenho tido a oportunidade de conjugar com Camila o ministério que Deus nos deu. Espero com este texto abençoar os leitores nas suas vidas conjugais. Foi a palavra que Deus me deu num evento de células de casais.

Vejamos as características de amizade no casamento observando no casamento de Elcana e Ana no livro de I Samuel:



· AMOR

“Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre.” 1 Samuel 1:5

Tomando exemplo do casal Elcana e Ana havia uma forte aliança de amor. Pro casal deve importar o casamento acima de qualquer outra coisa ou pessoa. Sua esposa sua melhor amiga. Seu marido seu melhor amigo. Os filhos casam o casamento continua.Não se casa para ter filhos. Filhos são resultado. Depois eles vão para suas famílias.


“Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos?” 1 Samuel 1:8

Um marido que faz declarações de amor. Elas precisam disso!



· COMPREENSÃO E COMUNICAÇÃO


“Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre”.

E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o SENHOR a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou.

E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do SENHOR, em Siló, e era o menino ainda muito criança."

1 Samuel 1:24 a 26



O cônjuge amigo entende os compromissos assumidos diante de Deus porque esses compromissos não ficaram escondidos. O casal precisa comunicar. Existem 3 níveis de comunicação.

1º falamos de coisas e pessoas

2º falamos de fatos e acontecimentos

3º falamos de nós mesmos

MUITOS NUNCA CHEGAM AO NÍVEL DE COMUNICAÇÃO 3.

Elcana sabia da tristeza da mulher. O Homem tem que levantar a auto-estima da mulher sempre. Conhecer o que ela sente. Não dizer que o que ela sente é bobagem.


· AMIZADE COM DEUS

O maior nível de amigo é Jesus Cristo. Ana deu honra a Deus.

“Visitou, pois, o SENHOR a Ana, que concebeu, e deu à luz três filhos e duas filhas; e o jovem Samuel crescia diante do SENHOR.” (1 Samuel 2: 21)

“Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel? Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.”(1 Samuel 2:29 e 31)

O casal não pode ter vergonha de adorar na frente um do outro, de levantar as mãos de orar em línguas.
Creio que se presentes estas três coisas: amor, comunicação e amizade com Deus então se pode construir uma sólida amizade entre marido e mulher.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

CONFRONTANDO A RELIGIOSIDADE – Observando os fariseus

RELIGIOSIDADE MAIOR INIMIGA DO EVANGELISMO

MATEUS 23:13 e 15

“Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito [CONVERTIDO]; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.”


São palavras de Jesus. Um evangelismo para um sistema religioso fecha a porta do Reino. Há religiosos nos nossos dias que não entram no Reino, nem deixam outros entrarem.
CARACTERÍSTICAS DOS FARISEUS:
PRÁTICAS DIFERENTES DO DISCURSO

MATEUS 23:2 e 3

"Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;"



PRÁTICAS RELIGIOSAS COM INTENÇÃO DE PROMOÇÃO PESSOAL

A religião tem como propósito fazer com que o indivíduo cresça porque consegue seguir certos ritos difíceis. A religião promove o indivíduo enquanto que a Justiça de Deus consiste em que nós humanamente não conseguiríamos fazer nada de bom. A religião significa o ser humano "fazendo" e ele mesmo recebendo a Glória, e a Justiça de Deus é CRISTO fazendo em mim e ELE recebendo a Glória pelos meus atos de justiça.


MATEUS 23: 5

E fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes,

MATEUS 6:2

Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão

MATEUS 6:5

E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão

MATEUS 6:16

E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

A religiosidade é a razão pela qual muitas pessoas frequentam às congregações sem nunca terem nascido de novo. Mudam por fora, mas não se apartam da iniquidade por dentro. O verdadeiro evangelismo prega o verdadeiro evangelho e o verdadeiro evangelho confronta nossas intenções do coração!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

CONFRONTANDO A RELIGIOSIDADE

Hoje vou começar um estudo em duas partes confrontando a religiosidade. Ela é a maior inimiga do evangelho. Nos tempos de Jesus foram as elites religiosas que perseguiram a Igreja. Ainda hoje é ela que persegue Cristo em nós. A religiosidade em nós persegue a vida de Cristo em nós.

Veja essa história:
Certa vez um homem foi almoçar na casa de uma senhora chamada Joana. Reparou que ela preparava um peixe assado delicioso porém não assava o peixe inteiro. Ela sempre tirava a cabeça e o rabo do peixe. O homem então perguntou:

- Por que a senhora não aproveita o peixe inteiro?

Ela logo respondeu:

- Não sei, minha mãe sempre fez assim. Eu aprendi assim. Sempre fiz assim!

Numa ocasião este homem teve oportunidade de conhecer a mãe de Joana e lhe perguntou:

- Sua filha assa o peixe sem a cabeça e o rabo e disse que aprendeu com a senhora. Por que a senhora não aproveita o peixe inteiro?

Ela logo respondeu:

- Não sei, minha mãe sempre fez assim. Eu aprendi assim. Sempre fiz assim!

Numa outra ocasião este homem teve oportunidade de conhecer a mãe da mãe de Joana e lhe perguntou:

- - Sua neta assou um peixe pra mim. Ela jogou fora a cabeça e o rabo do peixe. Perguntei porque ela fazia assim. Ela me respondeu que aprendera com a mãe que disse ter aprendido com a senhora. Afinal, por que a senhora não aproveita o peixe inteiro?

Ela disse:

- Por que meu fogão é pequeno e não cabe o peixe inteiro.

RELIGIÃO É QUANDO PERDEMOS O SENTIDO DAS COISAS QUE FAZEMOS.

Podemos ter começado algo bem, mas termos continuado em religiosidade. Coisas simples como orar, ler a bíblia e ofertar podem ser feitas mecanicamente.

As vezes gerações passam-se repetindo ações religiosamente sem saber por que estão agindo daquela forma.

Vamos refletir! Pensamos sempre que religioso é o outro. Hoje precisamos muitas vezes evangelizar as pessoas que estão dentro das congregações porque sua confissão é vazia de prática.

Passei um tempo analisando alguns comportamentos do principal grupo religioso dos tempos de Jesus, os fariseus. Estudaremos mais adiante como pode haver farisaísmo em nossos dias comprometendo a pureza do EVANGELHO DO REINO. Ainda há fariseus em redor, ainda pode haver farisaísmo em nós!

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

PRA ESSE EU FIZ A DIFERENÇA

Dizem que certo velho sábio estava andando na areia da praia depois de uma noite de mar em ressaca. A areia estava cheia de estrelas-do-mar. Essas criaturas tão pequenas estavam sendo recolhidas pelo velho sábio que enquanto caminhava pegava cada uma delas e devolvia para o mar.


Um jovem vendo disse:


- O senhor realmente acredita que catando uma por uma vai conseguir devolver todas para o mar?


O Sábio respondeu segurando uma estrela em sua mão e logo continuando seu trabalho de lançá-las de volta:


- Todas não conseguirei! Mas para esta aqui EU FIZ A DIFERENÇA!


Tenho desejo de salvar o maior número possível de vidas, mesmo sabendo que não será possível que todos se salvem. Quero que a história de alguém seja diferente.

Pense e pratique estas palavras!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

CONSERTANDO O MUNDO







Certa vez um homem estava ocupado em seus trabalhos e seu filho o chamava para brincar. Querendo distrair o menino, o pai recortou um mapa-múndi e improvisou um quebra-cabeça bem complicado, afinal quem saberia montar exatamente os lugares das nações no planeta?

Certo de que uma criança demoraria bastante disse:

- Filho, conserte o mundo pro papai! Só volte quando terminar!

Não se passaram nem 5 minutos e o menino o chamou dizendo:

- Veja papai! Consertei o mundo!

- Como você fez isso? – perguntou espantado ao ver que todos os países estavam corretamente colocados.

- Eu achei complicado consertar o mundo, mas quando virei uma das peças vi que era um pé de um homem e virei a outra peça e era uma mão. Percebi que atrás dos países formava o corpo humano. Como não sabia consertar o mundo, consertei o homem que eu sabia como. Depois de montar o homem virei e vi que tinha consertado o mundo.


Decidi ser alguém que conserta vidas. Uma vida ,só uma, é muito importante! A história de cada uma que poderia ser diferente se não tivessem conhecido Jesus me emociona.

Ainda neste ano conserte um homem, você terá consertado um mundo.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

ESTIVE EM SEU BAIRRO


Hoje vou escrever sobre o dia 07/09 onde desenvolvemos o "ESTIVE EM SEU BAIRRO" estratégia que é o desdobramento do "ESTIVE EM SUA CASA."

Pela manhã, sob um belo sol azul, a Igreja foi caminhando pelas ruas de Vila do Céu com suas bicicletas enfeitadas. Esse tipo de passeio já havia sido feito na Santa Convocação em fevereiro. Houve paradas estratégicas na creche, na escola, praça, mercado e associação de moradores onde os discípulos fizeram declarações sobre a terra e convidaram os moradores para Tarde Social na Praça do bairro e para o Show à noite na Rua Renato Vasconcelos.

Às 15h a praça do bairro foi tomada por crianças que brincaram, comeram algodão doce e ganharam balões. Ainda aprenderam a escovar os dentes no stand do Consultório Dentário, onde foram distribuídos kit’s com escova e pasta de dente.Houve também o corte de cabelo e a tenda “Saúde e Qualidade de Vida” onde os moradores fizeram exames de glicose, pressão arterial e foram atendidos por nutricionista e fonoaudióloga.

À noite o show foi aberto pelo “Arte na Lata” com os tambores e a Ev. Camila proclamando: Só o Senhor é Deus. O presbitério do MATF ministrou junto orando por cura, salvação, pela juventude, crianças e casamentos em Vila do Céu. Houve até mesmo um homem que se entregou a Cristo dizendo “Existe mesmo essa libertação? Ajudem-me!”

Uma nova estratégia marcou o show. Foi o grupo de pagode “Sal da Terra e Luz do Mundo”, como foi intitulado por Isaías, um de seus integrantes. Eles cantaram a verdadeira alegria que está em Cristo.

O grupo de teatro do MATF, o "Resposta" ministrou com as peças “Super-heróis” e “Lifehouse”, pregando a mensagem através da qual vidas se converteram.

Também o Ministério "Dançarte" ministrou danças como “Emanuel” e “Somente Deus”, que foi marcante mostrando uma vida desesperada encontrando sua única saída em Jesus. Inovou com uma apresentação em LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais). Como resultado, um surdo entregou a vida a Jesus e disse ter começado a ouvir algo. Depois de dançarem “A vitória da Cruz”, houve a declamação de um poema feito por Cátia, uma das líderes de mulheres do MATF e minha sogra (ainda vou publicar o poema).

No encerramento, o Apóstolo Renan compartilhou a visão como de um vento que passava pelas casas, como na cena da morte dos primogênitos no filme “O Príncipe do Egito”. Só que diferente do filme não era trazendo morte, mas sim vida para as casas e famílias.

O MATF entende que o “Estive em Seu Bairro” foi um Impacto não somente para as vidas que se converteram, mas para as estruturas espirituais do local e crê que a diferença será sentida nas próximas saídas do projeto “Estive em Sua Casa”, que continua visitando as famílias de Vila do Céu.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Mas afinal o que é amizade?

Ainda vou escrever a postagem falando sobre como foi o impacto evangelístico em Vila do Céu e como seus efeitos nos tocam hoje.
Mas hoje queria escrever em agradecimento aqueles que tornaram o dia 06/12 um dia emocianante para mim: meus amigos.
Ontém completei 25 anos e separei pra hoje um texto do site http://www.apostolicoprofetico.com.br/noticia.asp?id=142 que considero belíssimo falando de amizade.

Dedico a vocês meus irmãos amados que ultrapassaram a borda... (leia o texto e vão entender)

"Vejamos primeiro a correspondência entre amizade e amor.
O amor, de maneira genérica, é necessário em todos os relacionamentos humanos. Por exemplo, para haver relacionamento entre pai e filho é necessária uma quantia de amor; entre um irmão e outro também; o mesmo acontece (embora de maneira diferente) entre professor e aluno, entre chefe e subordinado, enfim, qualquer relacionamento requer uma quantia mínima do que podemos chamar de "amor".
Mas para esse relacionamento existir não significa que a amizade também exista nele. Pai e filho podem se relacionar bem sem serem necessariamente amigos. O mesmo acontece entre um irmão e outro, entre professor e aluno, e até mesmo entre marido e esposa (isso é verdade, porque não é tão difícil assim imaginar um casal em que os cônjuges não sejam amigos um do outro, mesmo que eu rejeite pessoalmente essa ideia...).
Quando é que existe, então a amizade? A amizade existe quando a quantia de amor em um relacionamento cresce além do limite necessário para a existência desse relacionamento. No caso do pai e do filho que se tornam amigos, o amor entre eles cresceu de tal forma, que mesmo que não fossem pai e filho, eles teriam uma relação de amizade. Como efeito disso, não há mais a barreira da hierarquia entre eles, mas agora os dois se consideram como iguais, porque se tornaram amigos. A mesma coisa se pode dizer do professor e do aluno que se tornam amigos, e por aí vai...
Foi isso o que aconteceu com Abraão e Deus. Abraão era um homem e Deus era Deus. Eles tinham um relacionamento normal entre Deus e adorador. Mas um dia Deus chamou Abraão, e a comunhão entre eles foi aumentando, e também se estreitando. Com o passar dos anos, Abraão tinha plena liberdade em conversar com Deus, e Deus tinha na terra um confidente de Seus pensamentos e sentimentos. A ponto de Deus dizer: "Ocultarei a Abraão o que estou para fazer?" Nesse ponto, podemos dizer que Abraão se tornou de fato um amigo de Deus. No relacionamento deles, havia tanto amor que não se dava mais ênfase à hierarquia. Deus não considerava Abraão como um mero adorador, mas como um amigo, alguém tão próximo! Lá (na Bíblia) também é dito que Deus conversava com Abraão como qualquer pessoa conversa com seu amigo. Isso foi o que entendi do texto do irmão Watchman Nee.
Esse é (pelo que eu entendo) o verdadeiro significado da amizade. É o excedente do amor, é o que ultrapassou a borda, o que extravasou dele.
(...)
Isso é muito diferente da idéia geral que temos de amizade, mas acho que a idéia colocada pelo irmão Watchman Nee se aproxima bastante do que Deus pensa a respeito do assunto."

Amo vocês!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Quem é o seu próximo?



E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo. E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás. Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores? Lucas 10:25-36



È impressionante a capacidade que temos de nos sentar do lado de pessoas e elas nunca serem próximas. A proximidade, de acordo com Jesus, não está na localização física mas no mover-se de compaixão. Essa parábola foi contada para nos ensinar que o próximo é quem socorre. Quem é misericordioso é sempre próximo ainda que não esteja no mesmo local. Quantos de nós já fomos esquecidos por pessoas que estavam tão perto mas lembrados por quem estava até distante fisicamente. A MISERICÓRDIA MOVE DISTANCIAS PORQUE NÃO SE LOCALIZA NO EXTERIOR MAS NO INTERIOR, É ÍNTIMA.

Hoje muitos conhecem bastante sobre pregar mas pouco sobre cuidar de vidas. Este texto fala que o samaritano cuidou dele. Entendo este samaritano com uma figura de Jesus que confiou o homem à hospedaria (Igreja) e espera que ela tenha o mesmo cuidado com as vidas que ele teve  e irá recompensá-la por isso.

Houve um tempo que perguntava aos meninos que frequentavam minha célula qual integrante havia faltado. Eles no princípio responderam com um “NÃO SEI”. Logo perguntei: “Vocês imaginam que eu saiba?” e de fato sabia. Eles diziam que eu sabia porque era o líder. Então ensinei que se eles desejavam ser líderes deveriam saber os telefones uns dos outros, saber como cada um tem passado etc.

Cada um de nós dará contas a Deus pessoalmente pelo que fizemos com nosso chamado com Igreja. Na mentalidade de muitos, o pastor será cobrado, ou o líder vai prestar contas. Pensam que são membros de igreja, dão suas contribuições financeiras e quem deve socorrer a todos é o super-pastor. Mas cada um de nós vai prestar contas do que fizemos e do que não fizemos.

E você tem sido próximo?