EFÉSIOS 4)
(v.11) “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,
(v.12) com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.
(v.15)... seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo [INCLUI CRESCIMENTO NUMÉRICO] naquele que é a cabeça, Cristo,
(v.16) de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”
DESFAZENDO ENTENDIMENTOS ERRADOS SOBRE O MINISTÉRIO DO EVANGELISTA:
Evangelistas são somente para pregar o evangelho ao mundo, não tem nenhuma tarefa com a congregação!
NÃO! Todo cristão tem uma tarefa para com o mundo. O ofício de evangelista ativa o ministério evangelístico dos santos para o mundo. Ele não opera tudo sozinho. Será impossível pregarmos o evangelho para todas as nações, se só
os que têm ofício de evangelista o fizerem. Note que o verso 8 de Efésios 4 fala que Cristo deu dons, mas a palavra MINISTÉRIO se refere ao serviço dos santos. Conclusão: O dom ministerial de evangelista prepara os santos para o desempenho do ministério evangelístico de cada santo no corpo de Cristo.
Evangelistas trabalham sozinhos, não dá pra ficar esperando os outros se envolverem porque ninguém se interessa por este ministério se não tiver a “chamada”!
NÃO! Não devemos desistir de envolver todos os cristãos. Quando comecei os projetos evangelísticos, alguns me alertaram que não era pra eu desanimar se poucos comparecessem. Por todo lugar que eu vá sempre ouço os responsáveis por evangelismo dizendo que são poucos que se interessam pela área. Cheguei a aconselhar um líder dizendo que era até bom que a congregação dele não saísse porque estavam doentes, em pecado, frios e iam gerar filhos doentes porque é impossível que uma congregação sadia não se envolva na salvação dos perdidos.
Logo, entendo que precisamos também ser exortados pelos profetas, ensinados pelos mestres, etc. Tendo uma equipe curada será fácil ativá-los no evangelismo. Os ofícios devem operar juntos.
Toda pessoa precisa de paternidade e os evangelistas também. Em Efésios 4:7 diz que cada um recebeu uma medida.
O que todos os ministros precisam saber é que cada um recebeu UMA MEDIDA. Não recebemos tudo. Não podemos operar tudo. Eu preciso saber até onde eu posso estar e quando é tempo de outro ministério entrar. Um exemplo é do evangelista Filipe em Samaria. Ele pregou até o batismo de João depois saiu para uma nova missão que o Espírito tinha pra Ele. Os apóstolos vieram para completar a missão, que ele não havia dado continuidade, não por não saber fazer, mas porque atendeu a uma outra direção. Quantos ministros hoje são capazes de abrir mão de uma obra que está dando certo, no auge, para atender a uma pessoa no deserto e confiar que outro terá outra medida de Cristo para completar. Existem evangelistas na função de pastor. Por um tempo pode funcionar, mas chega a hora que a congregação vai precisar do ofício pastoral. Não se trata de uma unção maior ou menor, mas diferente. Volto a frisar: NINGUÉM RECEBEU TUDO, CADA UM NA SUA PARTE OPERA O CRESCIMENTO DO CORPO (Efésios 4:16). E todo evangelista deve ativar na congregação o CHAMADO DE TODOS OS CRISTÃOS.