quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Em santidade e Honra - parte 1

EM SANTIDADE E HONRA - VENCENDO A REBELIÃO
 “Samuel, porém, respondeu: "Acaso tem o Senhor tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria.” (I Sam. 15:22, 23)

Ser santo significa ser separado para Deus, por isso vamos estudar como podemos vencer pecados que muitas vezes não percebemos até que a luz da Palavra de Deus revele.

Quem se rebela vive debaixo de opressão. O texto bíblico compara a rebelião com feitiçaria. Muitos rejeitam a autoridade porque tiveram experiências negativas com líderes ou pais que não cuidaram de seus liderados, por isso tais pessoas não conseguem ver que estar debaixo de autoridade significa estar protegido.

 Rebelião é um comportamento pecaminoso que pode ser percebido nas relações de empregado e patrão, pastor e ovelha, líder e liderado, marido, mulher e filhos.

Também há rebeldia quando alguém se levanta contra as autoridades governamentais, contra as leis, querendo dar “jeitinho”, no roubo de energia, na ilegalidade com impostos e com o trânsito. São muitas as ocasiões onde se pode pecar por insubmissão.

Rom 13:1-7   “Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas.  Portanto, aquele que se rebela contra a autoridade está se colocando contra o que Deus instituiu, e aqueles que assim procedem trazem condenação sobre si mesmos. Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.É por isso também que vocês pagam imposto, pois as autoridades estão a serviço de Deus, sempre dedicadas a esse trabalho. Deem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra.”

Vamos caminhar para sermos radicais e santos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário