terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Não deixe de congregar

Texto Base : I Timóteo 4:1

“Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,”


Se o Espírito nos avisa é porque ele quer que façamos algo a respeito. Ele quer que sejamos fortalecidos nas doutrinas dele, pois o mundo doutrina através de mídia e de ajuntamentos de pessoas com fala comprometida com as trevas. Muitos cristãos enfraquecem na fé, pois investem muito tempo sendo expostos as doutrinas deste mundo e pouco se expõe à práticas bíblicas como congregar .

Quanto tempo estamos investindo em congregar com os santos?

Hebreus 10:25

“não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.”

Congregar é quando nos reunimos para exortar um ao outro como diz no versículo 24 dessa mesma passagem. Apenas frequentar o templo não significa congregar. Muitos se enganam pensando que estão congregando, mas ir num grupo que se reúne no templo e não ter qualquer compromisso com o mesmo não é congregar. Sentar do lado das pessoas e não ajudá-las, não estar comprometido com a igreja local é o mesmo que assistir um culto pela tevê ou internet. o texto de Hebreus é claro em dizer que quando congregamos não apenas louvamos juntos ou estudamos a palavra, mas nós estamos comprometidos com o crescimento de cada um.

Muitos sentem falta dos irmãos quando vão aos cultos e não os encontram lá, mas eles já deixaram de congregar uns com os outros quando já não se ajuntam mais para orar uns com os outros, quando colocam prioridades na frente de estar nos eventos até de lazer com outros cristãos. Primeiro as pessoas abandonam o sentimento de congregar e querer estar onde os irmãos estão e depois abandonam as reuniões no templo.

Lucas 8:29 e 39 diz que os demônios levavam um homem a lugares solitários.Os demônios levam pessoas ao isolamento. Jesus o liberta e o envia a uma cidade. Os demônios influenciam as pessoas ao individualismo, a deixarem de congregar com os santos e assim abandonar a fé.

Logo que entendemos que não devemos andar sozinhos pensamos: Com quem devemos andar?

Não devemos nos envolver com ajuntamentos de pessoas que enfraquecem a nossa fé, a não ser se estamos lá para trazer crescimento para eles, mas sim andar com pessoas que nos façam crescer. Em I Tes 1;6 e 7, Paulo elogia uma igreja e os chama de modelos, porém mesmo em uma igreja modelo haviam fracos, insubmissos e desanimados (I Tes 5:14).

Existem boas congregações e outros ajuntamentos que não devemos participar. Por vezes, dentro de uma mesma igreja local, como vimos em Tessalônica, há grupos que são insubmissos e por isso não recebem o modelo que a igreja transmitia. Mesmo em igrejas muito boas existem pessoas fracas e desanimadas porque são insubmissas.

 A resposta para prevalecermos nos últimos dias contra o mundo que quer esfriar nossa fé é CONGREGAR. Se ajunte com pessoas que precisam de você para crescer e também com pessoas que te façam crescer.

Sei que nestes dias muitos tem equivocadamente se separado da comunhão da igreja local com a principal motivação de não estar debaixo do pastoreio de ninguém, mas não é destes que eu pretendo falar. A principal ênfase deste post é alertar aqueles que pensam estar congregando, mas na verdade estão apenas "assistindo" cultos. Que todos nós aprendamos a crescer com a prática do congregar.

Um comentário:

  1. Caro irmão, graça e paz. Parabéns pelo texto. Conciso, equilibrado, e, acima de tudo com base na Palavra de Deus. Há pouco li um texto em um blog que, certamente, está prestando um desserviço à causa do Mestre. Como pastor, fiquei muito triste, pois sou sabedor da importância de um referencial físico para os crentes se congregarem (que segundo o texto que li, apelidamos de "igreja"). Lá esse "irmão desigrejado", como ele mesmo se intitula, fala justamente o contrário dessa reflexão. Ora, se já estamos enfrentando um esfriamento e enfraquecimento na fé de muitos evangélicos, mesmo frequentando "igrejas", imagine-se um bando de crentes desigrejados?! Eu até entendo a revolta dessas pessoas que se posicionam dessa forma, pois é verdade que nesses últimos dias têm se levantado muitos aproveitadores torcendo a Palavra de Deus para arrancarem o dinheiro daqueles que se aproximam com uma fé sincera. Mas combater abertamente o local de congregação dos santos, e os dízimos, é um desastre para a disseminação do evangelho. Será que esse cidadão não percebe que missões só são feitas com dinheiro? E que esse dinheiro vem das ofertas e dízimos? E que o dízimo é um princípio bíblico, referendado pelo próprio Jesus, e qua nada tem a ver com capitalização, negociação com Deus?Vou parar por aqui, pois meu comentário já está muito extenso. Que o Senhor tenha misericórdia de todos nós e atraia com seus laços de amor o rebanho para o redil. E continue te inspirando com reflexões como esta. Amigo, também criei um blog intitulado "o Pastor Reflexivo". Paulatinamente também estou postando algumas reflexões e mensagens. Em meio a tanta heresia, as pessoas precisam ler algo que verdadeiramente as alimente e as conduza a Cristo. O endereço é: http://danielpastorreflexivo.blogspot.com.br/
    No amor de Cristo,
    Pr. Daniel

    ResponderExcluir