Aqui está fazendo 30 graus no máximo, chove todo dia e quando chegamos já não havia horário de verão. Deus tem sido incrível conosco.A família de Luis e Ana (filha da Creuza) que nos hospeda enquanto a mudança não chega tem nos honrado muito.
Quando vierem nos visitar tragam repelente. Essencial!
Obrigado pelo amor único que demonstraram por mim e minha casa. Estamos muito emocionados com a honra que vocês demonstraram.
Foi visitando o Pelourinho que tive uma experiência com o tamanho da missão que temos na primeira capital do Brasil.
Pelourinho era o local onde os escravos deveriam ser açoitados publicamente. Ainda hoje é forte a presença de um povo marginalizado. Alguns com aparência de usuários de drogas, a todo instante pedem dinheiro. Muitas crianças na rua. Possíveis filhos de prostitutas. A noite os turistas que passeiam se retiram e outros turistas ocupam a área. Gente em busca de pó, uma menina, um menino… Desse jeito são oferecidos.
Um povo que ainda hoje é açoitado e marginalizado. Quando andamos, sentia uma tensão dos guardas para conter furtos.
Pelourinho era o local onde os escravos deveriam ser açoitados publicamente. Ainda hoje é forte a presença de um povo marginalizado. Alguns com aparência de usuários de drogas, a todo instante pedem dinheiro. Muitas crianças na rua. Possíveis filhos de prostitutas. A noite os turistas que passeiam se retiram e outros turistas ocupam a área. Gente em busca de pó, uma menina, um menino… Desse jeito são oferecidos.
Um povo que ainda hoje é açoitado e marginalizado. Quando andamos, sentia uma tensão dos guardas para conter furtos.
No mercado modelo, mais que produtos para rituais religiosos como vemos aqui. Há uma certa honra ao se falar das religiões afro. É algo de que não se envergonham. Cartazes anunciam o Orixá do mês.
Começamos os trabalhos com a Escola Ministerial Antioquia e Santa Convocação. Estamos diante de um momento ímpar de unidade da Igreja baiana em prol da cidade. Ligados a outros ministérios no Brasil que também estão trabalhando para o fim da adoração profana do carnaval.
No último final de semana fomos a uma rede jovem da Batista Tabernáculo do Espírito Santo (Pr Adilson e Pra. Maria José) onde ganhei minha primeira vida baiana. Falamos sobre compromisso e casamento.
No domingo fomos em outra igreja e ganhamos mais dois. Um deles, homem alcoolizado, retirado da rua pelo pastor. Estamos no apartamento dos pastores Luís e Simone – Igreja Batista REVIVER – aguardando a mudança. Estou procurando carro também.
No domingo fomos em outra igreja e ganhamos mais dois. Um deles, homem alcoolizado, retirado da rua pelo pastor. Estamos no apartamento dos pastores Luís e Simone – Igreja Batista REVIVER – aguardando a mudança. Estou procurando carro também.
Em uma quinta muito importante, o nosso Apóstolo Renan Santiago reuniu os pastores da cobertura e fez uma SANTA CONVOCAÇÃO para eles. Aqui o carnaval dura 1 semana. Nós ficamos de joelhos e oficialmente fomos recebidos pelo Presbitério da Bahia semelhante a como fomos enviados pelo Presbitério do Rio.
A sensação é de fato de uma outra cultura. Parecia que estávamos em outro país. Nosso desejo é cumprir o IDE de Jesus a todas as nações (etnos), ou seja, não apenas países no sentido político como organizamos hoje, mas IR às etnias. Eis-nos aqui, Senhor!
Março 2014
Acompanhando daqui a linda movimentação da Igreja apostólica da cidade do Rio de Janeiro. Em Salvador, tivemos a última aula da matéria Ministério apostólico, ministrada pelo AP. Renan. A aula encerrou no dia que antecede a abertura do carnaval em Salvador que dura uma semana. Saímos da sala de aula e oramos na orla de Piatã. Local conhecido por acampamentos de jovens com drogas e prostituição.
Ali houve um quebrantamento profundo na oração dos pastores pelas ovelhas. Tudo que fizemos foi selado pela chuva fina que sempre cai quando operamos na Bahia.
Na quinta, pela manhã, fui com os pastores da cidade para o centro histórico onde rodeamos a prefeitura e tocamos o elevador Lacerda, importante portal da cidade. Lá eu conheci Márcio, um morador de rua que sabia toda história da Bahia. Já leu mais de 2000 livros. Disse a ele que Jesus podia mudar a historia dele. Como pode um homem com tantos talentos estar nas ruas? Orei por ele. Creio que ainda nos veremos.
Na quinta, pela manhã, fui com os pastores da cidade para o centro histórico onde rodeamos a prefeitura e tocamos o elevador Lacerda, importante portal da cidade. Lá eu conheci Márcio, um morador de rua que sabia toda história da Bahia. Já leu mais de 2000 livros. Disse a ele que Jesus podia mudar a historia dele. Como pode um homem com tantos talentos estar nas ruas? Orei por ele. Creio que ainda nos veremos.
Muita novidade aconteceu. Nossa mudança chegou do Rio. Passamos o dia todo arrumando quando nossa vizinha ofereceu-nos almoço e água. Perguntamos se ela era cristã e ela disse que não, mas que queria ser. Disse que tem artrose e a igreja ficava longe dela, mas que uma vizinha que a estava evangelizando disse que Deus mandaria alguém para continuar cuidando dela e nós chegamos.
Comprei também um carro que facilitou nossa mobilidade por aqui. Começamos nossa célula no domingo pela manhã em nossa casa.Um jovem de 13 anos participou conosco. Ele me perguntava ansiosamente quando que faríamos a reunião, se seria só uma vez na semana. Ao término ele caminhou conosco pelo condomínio nos apresentando aos vizinhos.
Também tive a oportunidade de ministrar a palavra da Igreja Batista Toque de Deus (Pra. Marília) onde falamos sobre a edificação do corpo de Cristo. Agora vou começar o segundo módulo de Antioquia: “Aliança de Sangue”.
Jesus certa vez disse que quem deixasse pai, mãe, irmãos e casas receberia cem vezes mais já nessa vida, COM PERSEGUIÇÕES e no porvir a vida eterna.
Temos visto o cuidado de Deus em prover pessoas que nos ajudam em todas as circunstâncias quando nossa alma treme por um momento não ter familiares e amigos por perto. Lembro das palavras do Senhor pra Paulo quando o espinho não podia ser removido ”Minha graça te basta, o meu poder se aperfeiçoa na sua fraqueza.”
Nesses dias estamos com um foco mestral. Estou terminando o módulo “Aliança de Sangue” e Camila está se preparando para ser a próxima que ministrará “Caráter de Deus”.
Nas aulas ouvi testemunhos lindos como de uma aluna que disse que o assunto das alianças tem mudado seu relacionamento com Deus, antes tão formal, agora entendendo que pode adentrar com ousadia no Santo dos Santos.
Também estamos mobiliando nossa base missionária para receber os próximos professores de Antioquia.
Tivemos o privilégio de através da tecnologia participar da reunião do presbitério local do MATF e da reunião com nossos discípulos cariocas numa videoconferência.
Nossa célula continua seu trabalho e ganhamos a vida de nossa vizinha, dona Gildete que nos emocionou bastante.
Abril 2014
Salmo 126, nos últimos versos diz que “aquele que leva a preciosa semente andando e chorando, voltará com cantos de alegria com seus frutos nas mãos.”
Estivemos no município de Camaçari, no bairro do Pojuca com nossos queridos alunos de Antioquia na casa da Pra. Lúcia (Ministério Apostólico da Restauração). Vimos o tremendo sacrifício que esses alunos fazem para estudar às segundas e quartas em nossa Escola Ministerial.
No domingo, fizemos reunião com a liderança do ministério compartilhando ideias para serem desenvolvidas na congregação deles. Depois ministramos no culto de celebração.
Neste período a saudade estava apertando e Deus nos renovou com a vinda dos nossos apóstolos Renan e Nelma.
Eles nos ajudaram com elétrica, hidráulica, com o carro e muito mais: com amor e unção de Deus que nos faz sentir cobertos.
Fizemos um culto aqui em casa na quinta com o apóstolo ministrando a Ceia do Senhor para nossos vizinhos. A palavra liberada foi sobre quando Jesus comeu a última Páscoa com os discípulos. A Páscoa significa “passagem” e nós e nossas famílias iríamos passar para uma nova fase.
Por fim, participamos com nossos apóstolos dos dez anos da Igreja Batista de Campinas dos Pastores Ivo e Diane no município de Mata de São João. Foram dois dias em que Deus pôs muita coisa em ordem dentro de mim. Recebemos muita ativação e fomos ministrados junto aos pastores da Bahia que caminham conosco.
Camila está encerrando sua matéria “Caráter de Deus” e logo nossa profetisa Keethe estará conosco em Antioquia.
Obrigado pelas orações e palavras que temos recebidos de muitos queridos irmãos que têm nos surpreendido.
Maio 2014
A cidade de Salvador passou tempos difíceis com a greve da polícia. Desmarcamos aula em Antioquia e em muitos lugares houve saques e uma sensação de insegurança.
Interessante após isso receber a profetisa Keethe para ministrar a matéria “Autoridade do Crente.” Ela está hospedada aqui na base e Deus a tem usado pra despertar nossa fé.
O feriado da Semana Santa foi importante para termos mais comunhão com nossos vizinhos e consolidar a célula aqui em casa. Recebemos Leila e seu filho Gabriel, que nasceu na Holanda e está há seis meses no Brasil. Estou dando uma ajuda a ele nos estudos.
Fomos com Pra. Marília Amaral e Pf. Milena com sua equipe de ação social da Igreja Batista Toque de Deus no Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC). Lá, mães do interior ficam com seus filhos, nesta Casa de Apoio, durante o tratamento . Foi um privilégio ver minha filha tendo a oportunidade de brincar com crianças que precisavam se sentir amadas. Penso que é a melhor herança para minha pequena missionária.
Não foram permitidas fotos das crianças, mas foi um momento lindo onde demos palavras de ânimo para muitas mães que choraram enquanto cantávamos: “Remove a minha pedra…” .
Começamos a usar o domingo de manhã para o ensino. Arrumamos tudo, abrimos as portas, oramos e agimos pela fé. Cremos que a obra de Deus no MATF Salvador continuará crescendo.
Nestes últimos dias enviei minhas princesas (Camila e Mariana) para o Rio a fim de matar um pouco a saudade da família. Foi um tempo precioso onde Camila participou de reuniões com o presbitério local e com as discípulas.
Por aqui, tirei bastante tempo para leitura e mantive nossos cultos e Escola de discípulos. Foi muito lindo quando recebi meu primeiro comprovante de residência e orei junto com a Igreja reunida na minha casa. Eles disseram que éramos bem- vindos aqui, que amavam nossa família e que nós éramos seus pastores. Também montamos nossa primeira cesta básica doada pelos irmãos do MATF Salvador e entregamos para abençoar uma família.
Também ministrei no Encontro com Deus dos queridos pastores Ivo e Diane (Min. Apostólico PIB Campinas) com nossa profetisa Keethe Lucena. Foi um mover lindo de Deus ali.
No dia das mães reunimos nossos discípulos do MATF Salvador e amigos que como nós, estavam longe de suas famílias e almoçamos numa agradável comunhão do Corpo de Cristo aqui. Keethe foi orar conosco e com alguns pastores daqui em locais importantes como o Pelourinho, a lagoa do Abaeté, o Dique do Tororó onde ela exerceu a autoridade legal de uma Igreja posicionada na cidade. Nossa querida profetisa encerrou seu módulo em Antioquia e nós já a enviamos de volta para o Rio, onde coisas novas e poderosas a aguardam.
Estamos nos preparando para o Treinamento de evangelismo que vai mobilizar as igrejas aqui da Bahia para o Dia Global do evangelismo. Nossa unidade tem crescido com os alunos de Antioquia.
Agora estamos recebendo o apóstolo Marcelo para ministrar a matéria Caráter do Líder em Antioquia. Continuo com muitas saudades da família e amigos.
Junho 2014
Nestes dias fomos com o Ap. Marcelo para Barra do Pojuca rever nossos irmãos da congregação de Pra. Lúcia que realizou o culto de proclamação do novo nome da igreja, agora MAR (Ministério Apostólico da Restauração).
Também fizemos treinamento de evangelismo para nos preparar para o Dia Global. Fomos surpreendidos pela quantidade de jovens que vieram com os pastores Ivo e Diane, muitos deles recém-saídos do Encontro com Deus.
Depois fomos convidados a ministrar um fim de semana com esse querido casal de pastores na sua igreja, Ministério Apostólico PIB em Campinas e fizemos muitas novas amizades. Pudemos conhecer melhor o Litoral Norte da Bahia e o trabalho deste casal em comunidades bem distantes.
Vi o fruto desta obra apostólica aqui amadurecer. Líderes sendo transformados, igrejas mudando mesmo suas práticas e ações e também nossa célula aqui em casa se consolidando nos seus três primeiros meses.
Aguardando com expectativa o mês de junho. Orem por nós, temos muito trabalho a fazer.
Este foi o mês que recebemos Pra. Sandra para ministrar “Fé como estilo de vida” em Antioquia Salvador. O dia global de evangelismo chegou e algo novo começou a acontecer.
A turma de Antioquia foi para o sinal em Piatã. Caminhamos na orla, cinco vidas aceitaram Jesus. Entramos nos ônibus. Outros movimentos aconteceram em Lauro de Freitas, Barra do Pojuca, Campinas.
A noite fomos para Praia do Forte com Pr. Carlos Abreu e participamos do evangelismo com os Prs. Ivo e Diane utilizando a capoeira para atrair as vidas.
No MATF Salvador fomos abençoados com a chegada de novos discípulos que já eram cristãos e passaram a congregar conosco. A base nordeste também recebeu Gersica. Vimos os jogos do Brasil juntos.
Este fim de mês batizaremos nossas vizinhas Leila e Gildete.
São tempos de aceleração e avanços extraordinários!



Nenhum comentário:
Postar um comentário